Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Quatro coisas que acontecem ao seu corpo quando deixa de comer carne

Descubra os efeitos por vezes subtis de seguir uma dieta vegetariana.

Quatro coisas que acontecem ao seu corpo quando deixa de comer carne
Notícias ao Minuto

08:00 - 15/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mistério

Tendo em conta a evolução da espécie humana há um consenso entre a comunidade científica que o consumo de carne permitiu o crescimento volumoso do cérebro e da capacidade mental. Noutras palavras, comer carne tornou-nos aquilo que somos como espécie racional.

Dado a importância da carne para a história da humanidade e a relevância que as dietas à base de vegetais e plantas têm ganho recentemente, é normal que se pergunte o que pode acontecer ao seu corpo se deixar de comer carne por completo. Bem, não se interrogue mais.

A inflamação diminui

“Os produtos animais contêm compostos inflamatórios, tais como gorduras saturadas e endotoxinas”, explica o dietista norte-americano Jim White em declarações à publicação Tonic. Comparativamente, refere White, os regimes alimentares assentes em plantas são naturalmente anti-inflamatórios, devido ao seu alto teor em fibra e antioxidante, o que por sua vez reduz o risco de contração de inúmeras doenças – desde cancro, a diabetes ou patologias do coração.

White menciona ainda um estudo que demonstrou que as dietas vegetarianas resultam numa diminuição da proteína C reativa, um indicador de inflamação no organismo.

Poderá ter um défice de certas vitaminas e minerais

“Não comer carne requer que preste mais atenção a certos nutrientes”, alerta a nutricionista Marisa Moore também em declarações para a Tonic. Moore saliente que deve ter sobretudo em atenção o surgimento de possíveis carências de vitamina B12, ómega 3 e ferro.

O microbioma altera-se

O microbioma é a palavra usada para descrever os triliões de microorganismos que vivem no corpo humano e que são fundamentais para a manutenção da saúde. Estes organismos produzem nutrientes importantes que protegem o sistema imunitário e mantêm o trato digestivo saudável. Protegem ainda de patologias como a obesidade, diabetes, arteriosclerose, condições auto-imunes, doença do fígado ou doença inflamatória do intestino.

“O consumo de carne instiga as bactérias presentes no intestino para que produzam uma substância que o fígado por sua vez converte noutra substância tóxica – conhecida por TMAO – e que aumenta o colesterol, a propensão em contrair doenças do coração e fragiliza o microbioma, comparativamente aos efeitos mais positivos associados à ingestão de dietas vegetarianas ou vegans”.

Há provas científicas de que poderá viver mais tempo

Ao nível do ADN, há evidências que apontam que as dietas à base de plantas desaceleram o processo de envelhecimento e diminuem igualmente o risco de doença. “As dietas vegetarianas alongam os telómeros, localizados nas pontas dos cromossomas e que são responsáveis por estabilizar o ADN, o que por sua vez faz com que as células e os tecidos envelheçam mais lentamente”, diz White. Referindo ainda que os telómeros de menor dimensão estão associados à ocorrência de mortes prematuras.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório