Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Conselho Europeu a 25 novembro se Londres aprovar acordo para Brexit

Um Conselho Europeu extraordinário poderá ser marcado para domingo, 25 de novembro, se o Governo britânico aprovar hoje o texto preliminar do acordo para o 'Brexit', adiantou o primeiro-ministro irlandês.

Conselho Europeu a 25 novembro se Londres aprovar acordo para Brexit
Notícias ao Minuto

13:56 - 14/11/18 por Lusa

Mundo Leo Varadkar

Num depoimento no parlamento irlandês, Leo Varadkar disse estar perto "um acordo de saída juridicamente vinculativo e legalmente operável", mas acrescentou que ainda não é garantido que seja aprovado.

O governo britânico reúne-se esta tarde para deliberar sobre o rascunho de acordo de saída do Reino Unido da União Europeia, que inclui uma proposta para manter a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte sem controlos alfandegários depois do 'Brexit'.

O governo alemão evitou comentar sobre o texto, alegando que ainda não foi informado sobre os detalhes, disse uma porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel.

Porém, Martina Fietz vincou hoje que "o governo naturalmente acolhe com satisfação qualquer progresso que leve à saída do Reino Unido de maneira ordenada".

A mesma fonte adiantou ainda que os representantes dos outros 27 membros da UE serão informados sobre o conteúdo do documento hoje às 15h00 (14h00 em Lisboa).

O Governo britânico e o partido Conservador estão divididos sobre o 'Brexit', mas May prometeu hoje que os ministros vão considerar o acordo preliminar e "decidir o que fazer em seguida no interesse nacional".

Se for aprovado, o documento deverá ser tornado público e a primeira-ministra deverá voltar à Câmara dos Comuns para explicar o resultado, possivelmente só na quinta-feira.

O acordo terá ainda de ser aprovado pelo Conselho Europeu e depois votado pelo parlamento britânico, eventualmente no início de dezembro, e pelo Parlamento Europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório