Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Tempestade Leslie: Governo alarga apoios a mais oito concelhos

O mau tempo que se abateu sobre a região Centro, em meados de outubro, provocou avultados prejuízos aos agricultores locais.

Tempestade Leslie: Governo alarga apoios a mais oito concelhos
Notícias ao Minuto

12:23 - 14/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Prejuízos

A tempestade Leslie atingiu a região Centro do país nos dias 13 e 14 de outubro, provocando estragos em diversas explorações agrícolas.

Nesta senda foram disponibilizados apoios públicos aos agricultores locais para fazer face aos avultados prejuízos, tendo sido aberto um processo de candidaturas para acesso a estes apoios financeiros.

No entanto, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento “deu continuidade ao processo de levantamento de prejuízos, tendo identificado novas zonas afetadas”.

Mais concretamente, os apoios foram agora alargados aos concelhos de Sever do Vouga, Vila Nova de Poiares, Alvaiázere, Carregal do Sal, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão.

O Governo faz saber que os titulares de explorações afetadas nestes concelhos “podem agora também recorrer à medida de apoio ao restabelecimento do potencial produtivo, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020, cujas candidaturas estão abertas até ao próximo dia 15 de dezembro”.

Esta ajuda financeira cifra-se nos 15 milhões de euros e é a fundo perdido, sendo que se destina ao restabelecimento do potencial produtivo cujos níveis de apoio são a 100% para prejuízos até 5 mil euros, 85% para prejuízos entre 5 mil e 50 mil euros e 50% para prejuízos entre 50 mil e 800 mil euros.

“A medida abrange infraestruturas, instalações e equipamentos agrícolas e também perdas em animais e culturas permanentes, como é o caso de olivais, vinhas e pomares, de explorações situadas nos concelhos constantes da tabela abaixo. As despesas serão elegíveis a partir da data da ocorrência dos prejuízos (dia 13 de outubro) e os pagamentos poderão ter lugar após a contratação dos projetos junto do IFAP, contra apresentação da fatura”, lê-se no comunicado do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Os concelhos abrangidos por estes apoios são: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos no distrito de Aveiro; Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares no distrito de Coimbra; Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós no distrito de Leiria; e Carregal do Sal, Mangualde, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Viseu e Vouzela no distrito de Viseu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório