Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

UEFA aperta o cerco e PSG arrisca ficar sem Liga dos Campeões

Investigação levada a cabo às contas do clube aponta para um prejuízo superior a 80 milhões de euros em 2016/17, quando os regulamentos do fair-play financeiro proíbem que este ultrapasse os 30 milhões de euros.

UEFA aperta o cerco e PSG arrisca ficar sem Liga dos Campeões
Notícias ao Minuto

09:06 - 14/11/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Polémica

O Paris Saint-Germain corre sério risco de ser afastado da Liga dos Campeões já na próxima temporada, fruto da investigação aberta pela UEFA por alegado incumprimento do fair-play financeiro da UEFA.

A Câmara Adjudicatória do Órgão de Controlo Financeiro de Clubes (CFCB) encerrou o caso no passado dia 13 de junho sem aplicar qualquer sanção aos campeões franceses, mas acabou por reabri-lo menos de um mês depois, e com rigor acrescido.

De acordo com o jornal francês L’Équipe, o organismo que rege o futebol europeu desvalorizou em cerca de 37% os contratos de patrocínio assinados entre o conjunto parisiense e várias empresas do Qatar, avaliando-os em 87 milhões de euros, em vez dos 138 milhões de euros declarados.

A confirmar-se, tal faria ‘afundar’ as contas do PSG para os 84 milhões de euros de prejuízo na temporada 2016/17, o que iria em desencontro com o regulamento do fair-play financeiro, que supõe sanções aos clubes que ultrapassem os 30 milhões de euros.

Uma vez que o clube é reincidente nesta matéria – já foi castigado em 2014 – a UEFA poderá ver-se obrigada a ter mão dura e a proibi-lo mesmo de participar na Liga dos Campeões, ao invés da simples multa ou restrição no número de jogadores inscritos.

A piorar o caso está o facto de o CFCB estar a dedicar, ainda, atenção redobrada às contratações de Neymar e Kylian Mbappé, nomeadamente no que diz respeito às amortizações das respetivas transferências, que poderão significar gastos superiores aos 150 milhões de euros por ano.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório