Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Deixaram PSD e CDS para seguir Santana. Eis a constituição do Aliança

Os nomes que compõem a comissão instaladora nacional ,divulgados esta semana pelo mais recente partido, vão estar em funções até fevereiro, data em que se realiza o primeiro congresso do Aliança.

Deixaram PSD e CDS para seguir Santana. Eis a constituição do Aliança
Notícias ao Minuto

08:24 - 14/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Partidos

O primeiro congresso do Aliança vai realizar-se a 9 e 10 de fevereiro em Évora, um feito inédito na vida partidária nacional que nunca escolheu aquela cidade alentejana para receber um congresso, como o próprio Pedro Santana Lopes referiu.

Entregues as assinaturas e dado o aval do Tribunal Constitucional para a formação do Aliança, Santana Lopes já divulgou os nomes das 22 pessoas que compõem a sua comissão instaladora nacional, o seu conselho político estratégico e o sua comissão organizadora do congresso.

A comissão instaladora é então liderada pelo próprio líder do partido, seguido dos ex-sociais-democratas Luís Cirilo e Carlos Pinto. O primeiro foi secretário-geral de Luís Filipe Menezes e o segundo presidente da Câmara Municipal da Covilhã.

Quem também deixou o PSD para se mudar para o Aliança foi Rosário Águas, antiga secretária de Estado da Habitação do governo de Santana Lopes que será agora líder do gabinete de estudos do partido, e Carlos Poço, ex-líder do PSD/Leiria.

Notícias ao MinutoNomes foram divulgados na página de Facebook do partido© Facebook / Aliança

Do CDS saiu a ex-deputada Margarida Netto que, de resto, já havia estado ao lado Santana Lopes nas eleições internas do PSD, e à Santa Casa da Misericórdia o líder partidário foi buscar Ricardo Alves Gomes e Paulo Bento, ex-administrador e ex-assessor, respetivamente.

Quanto ao Conselho Político Estratégico, a lista é liderada pelo ex-ministro António Martins da Cruz, seguido do antigo líder do MPT – Movimento Partido da Terra, Pedro Quartin Graça. Os restantes membros são nomes sonantes da vida académica, mas não da atividade política.

Notícias ao Minuto[Legenda]© Facebook / Aliança

Por fim, da Comissão Organizadora do Congresso fazem parte Paulo Bento (presidente), Patrícia Seatra, Cristiana Gonçalves, Joana Ferraz e Bruno Brás.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório