Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Aliado surpresa. Esta droga pode melhorar memória de doentes de Alzheimer

Fumar canábis poderá melhor a memória dos pacientes afetados pela doença de Alzheimer, garantem cientistas.

Aliado surpresa. Esta droga pode melhorar memória de doentes de Alzheimer
Notícias ao Minuto

08:00 - 14/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Uma nova pesquisa apurou que o químico presente na marijuana e que altera o estado dos indivíduos que a consomem é igualmente capaz de destruir as proteínas ‘más’ que propiciam o aparecimento e o desenvolvimento daquele tipo de demência.

A equipa de cientistas alemã que conduziu o estudo inédito, sugere assim que fumar ocasionalmente um charro poderá ter um efeito benéfico na memória dos doentes de Alzheimer.

Os investigadores detetaram, em testes realizados em roedores com Alzheimer injetados com o ingrediente ativo da marijuana THC, uma redução em cerca de um quinto nas placas específicas que matam neurónios e provocam a perda de memória.

Após seis semanas de terapia aqueles ratos saíram-se tão bem quanto os seus pares saudáveis na realização de um simples teste – recordar onde estava localizada a área menos profunda de uma piscina.

Os resultados promissores acrescem a indícios crescentes que a canábis poderá levar à criação e produção de fármacos que isolam a causa da demência, ao invés dos seus sintomas.

A neurocientista e líder da pesquisa Yvonne Bouter, docente na Universidade de Goettingen, na Alemanha, afirmou que estes resultados sugeriam “uma possível terapia para a doença de Alzheimer nos humanos”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório