Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

A epidemia do século XXI leva, também, a graves problemas orais

Não é de obesidade que falamos, mas sim de diabetes, a doença que marca esta quarta-feira, 14 de novembro.

A epidemia do século XXI leva, também, a graves problemas orais
Notícias ao Minuto

07:00 - 14/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Diabetes

Hoje, estima-se que a diabetes afete cerca de 177 milhões de pessoas em todo o mundo. Em 2030, este número pode duplicar por culpa do caminho por onde seguimos e que se carateriza por ua população mais envelhecida, com piores hábitos alimentares, mais casos de obesidade e onde prevalece o sedentarismo.

Quem o diz é a Organização Mundial de Saúde, que relaciona todos estes maus hábitos a um grande risco de outras complicações nomeadamente a nível da saúde oral, aspeto em que se foca o dentista Ricardo Faria Almeida, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes que hoje se assinala.

É este especialista, membro da Best Quality Dental Centers, que especifica os casos de xerostomia, risco aumentado de cárie dentária e problemas periodontais como os que mais afetam os doentes diabéticos. De facto, “a doença periodontal é considerada a sexta complicação da diabetes e encontra-se bem documentado na literatura que indivíduos com diabetes mellitus têm um elevado risco de sofrerem de doença periodontal”, “que tem consequências graves na gengiva, levando, no limite, à perda de dentes causada pela fragilidade óssea” aponta.

Não só o número de casos mais também a progressão e severidade dos casos estão a aumentar e por isso é severamente importante que se trate até ao fim os problemas que possam surgir em doentes com diabetes que por vezes não procuram apoio médico por falta de informação. Contra isto, “é imperativo que todos os doentes diabéticos visitem o seu médico dentista com maior frequência de que um indivíduo saudável, pois um paciente diabético tratado periodontalmente tem menor risco de desenvolver problemas orais (como a perda de dentes) e apresenta um melhor controlo metabólico da sua diabetes, ou seja, melhora o seu estado da diabetes”, remata Ricardo Faria Almeida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório