Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Portuguesa escondeu a filha no carro durante dois anos

O caso foi descoberto em 2013, estando agora a decorrer o julgamento. O companheiro da suspeita foi arrolado como cúmplice, mas a falta de provas deixou cair a acusação.

Portuguesa escondeu a filha no carro durante dois anos
Notícias ao Minuto

14:17 - 13/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

País França

Serena tinha dois anos quando a sua história foi descoberta, chocando a localidade de Tulle, em França.

A mãe, Rosa Maria da Cruz, de 50 anos, é natural da Póvoa de Lanhoso, em Braga, e vive emigrada em França há vários anos, tal como o marido, que é também português.

O casal tinha já três filhos quando Rosa engravidou. Mas ninguém soube. Nem o pai das crianças, nem os vizinhos se aperceberam de nada e a portuguesa deu à luz sem que ninguém soubesse.

Por razões que estão a ser apuradas no julgamento que agora decorre, Rosa escondeu a filha na mala da carrinha, um Peugeot 307, durante dois anos. Às vezes também a mantinha fechada na cave da casa e sempre sem que o marido ou algum dos três outros filhos se apercebesse.

O caso só foi descoberto quando a carrinha avariou, em 2013. Os funcionários da oficina tinham ordens específicas de Rosa para que não abrissem a mala, mas os gemidos que começaram a ouvir deixaram-nos em alerta e levaram-nos a encontrar Serena. A menina, conta a imprensa francesa, estava nua, envolta em fezes e restos de comida, tendo apenas um cesto já podre para dormir enroscada.

A mãe negou que a filha vivesse na mala do carro, garantindo que a escondia na cave, mas o estado físico debilitado da menina não deixa margem para dúvidas.

Além dos problemas físicos, Serena é autista e muda. Agora, com sete anos, a criança vive com uma família adotiva francesa.

Já Rosa Maria aguarda julgamento em liberdade na companhia do marido e dos três filhos cuja custódia foi, entretanto, devolvida ao casal.

Esta terça-feira, Rosa Maria disse em tribunal estar arrependida. "Arrependo-me muito do mal que fiz à Serena".

Segundo o testemunho de pessoas próximas, Rosa Maria já havia sentido dificuldades em aceitar o terceiro filho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório