Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

E o segredo para perder peso é… dormir a sesta. Sim, tem permissão

Ao que parece o corpo humano queima mais calorias em estado de repouso durante o período da tarde, comparativamente ao período da manhã – indica uma pesquisa inédita conduzida por investigadores da Faculdade de Medicina, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

E o segredo para perder peso é… dormir a sesta. Sim, tem permissão
Notícias ao Minuto

14:11 - 13/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Pare e relaxe

Se está a tentar perder peso, então dormir uma sesta à tarde poderá ajudá-lo a emagrecer.

O novo estudo norte-americano, revelou que os indivíduos queimam mais 10% de calorias quando estão em estado de repouso nessa altura do dia, relativamente a qualquer outro momento inclusive a manhã.

A professora e investigadora Kirsi-Marja Zitting, que liderou o estudo, disse: “Surpreendeu-nos o facto que realizar a mesma atividade numa altura do dia queima muitas mais calorias do que fazer exatamente a mesma coisa num outro momento”.

Para efeito daquela pesquisa, os investigadores estudaram sete pessoas em ambiente de laboratório, voluntários estes que não suspeitavam a que se dedicava a investigação.

Foi pedido a cada participante que fosse dormir e se levantasse. No entanto, todas as noites as horas exatas de descanso foram ajustadas para quatro horas depois.

Jeanne Duffy, coautora do estudo, disse: “Como o que estavam a fazer era equivalente a dar a volta ao globo semanalmente, o relógio interno do corpo não conseguia acompanhar, e como tal o seu ritmo oscilava”.

“Tal permitiu-nos medir o ritmo metabólico em diferentes alturas biológicas durante do dia”.

Os resultados mostraram que o gasto de energia durante o período de descanso era mais reduzido de manhã cedo, e mais elevado à tarde.

Duffy acrescentou: “Não é só aquilo que comemos, mas quando comemos – e descansamos – que impacta na quantidade de energia gasta ou na forma como acumulamos como gordura”.

“Manter hábitos regulares de alimentação e sono é extremamente importante para a manutenção geral da saúde”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório