Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Pico de corrente em cabo da EDP estragou eletrodomésticos em várias casas

Situação decorreu ao longo do dia de ontem e só ficou resolvida na madrugada desta terça-feira.

Pico de corrente em cabo da EDP estragou eletrodomésticos em várias casas
Notícias ao Minuto

12:09 - 13/11/18 por Patrícia Martins Carvalho , Filipa Matias Pereira e Beatriz Vasconcelos

País Baião

Um pico de corrente num cabo da EDP, que abrange a localidade de Carrapatelo, no concelho de Baião, no Porto, provocou, esta segunda-feira, estragos elevados a diversos habitantes da zona.

Fonte da EDP disse ao Notícias ao Minuto que houve um “pico de corrente” provocado pela “rutura de neutro numa pinça de suspensão” de um cabo da elétrica.

Esta avaria provocou picos de corrente que acabaram por queimar dezenas de eletrodomésticos na zona.

Branca Oliveira, de 49 anos, foi uma das moradoras que viu a sua casa ser atingida pelo pico de corrente. Logo pela manhã, o portão de casa avariou, mas Branca estava longe de imaginar que praticamente todos os seus eletrodomésticos teriam o mesmo destino.

Depois do portão seguiu-se a televisão, os aparelhos de ar condicionado, a placa do fogão, as lâmpadas, as fichas elétricas, o esquentador e o frigorífico. “Os prejuízos são enormes”, diz ao Notícias ao Minuto.

Mas Branca não foi a única moradora afetada por esta avaria. Os vizinhos queixam-se do mesmo.

Após as primeiras reclamações, a EDP mobilizou para o local um piquete que resolveu o problema já de madrugada.

EDP indemniza clientes

Os prejuízos variam de casa para casa. Se em determinadas habitações os estragos são elevados, em outras nem por isso.

Fonte da EDP disse ao Notícias ao Minuto que "todas as avarias registadas devem ser reportadas pelos cidadãos pelo call center (808 100 100) ou através do site da EDP Distribuição".

"Não há prazo para a apresentação de reclamação, mas aconselha-se a ser tão breve quanto possível", refere a mesma fonte, frisando que "é importante guardar as faturas comprovativas das reparações para (a confirmar-se que as mesmas tenham origem na rede elétrica) poderem ser indemnizados".

Depois, as reclamações serão “analisadas caso a caso” e, se se confirmar que a avaria dos eletrodomésticos foi provocada pelo pico de corrente, então a EDP procederá às “respetivas indemnizações”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório