Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Como pode saber se lhe estão a mentir? A ciência responde

Quantas vezes já ouviu a frase ‘olha-me nos olhos e diz-me a verdade’ tanto na vida real como no cinema ou na televisão? A frase pode fazer crer que é fisicamente impossível mentir quando olhamos diretamente nos olhos de alguém, se ao menos fosse assim tão simples…

Como pode saber se lhe estão a mentir? A ciência responde
Notícias ao Minuto

12:00 - 13/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Psicologia

Até a ciência concorda que alguém que mantém contacto visual pode ainda assim estar a mentir até aos dentes (mas provavelmente já sabia disso).

Porém, sabia que tudo depende do quanto essa pessoa olha para si ou você olha para esse individuo?

Uma equipa de investigadores da Universidade de Tampere, na Finlândia apurou que pouco ou muito contacto visual podem ser elementos denunciadores de desonestidade.

O estudo finlandês publicado no periódico científico Consciousness and Cognition, analisou o impacto do contacto visual em 51 participantes, de idades compreendidas entre os 19 e os 37 anos, ao usar um jogo de computador para duas pessoas.

Em cada partida, os investigadores permitiam que os voluntários visualizassem brevememente o oponente através de uma janela de vidro especial, após esse episódio o jogo iniciava.

Dependendo da pessoa, o oponente ou olhava diretamente para os olhos do outro individuo ou para baixo em direção ao ecrã do computador. Constatou-se que olhar diretamente para outrem por um período breve de tempo – cerca de cinco segundos – reduzia subsequentemente o uso de deceção, artifícios ou mentira durante o jogo em si.

Porém, os investigadores notaram que quem olhava para o outro participante apenas de soslaio ou quem olhava intensamente mentia mais comparativamente aos outros participantes.

“Trata-se do primeiro estudo que demonstra o efeito do contacto visual em interação com alguém e medindo dessa forma não só os níveis de desonestidade, como de mentira”, referiu Jonne Hietanen, o líder do estudo, à publicação Metro.co.uk.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório