Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Dispa-se. Damos-lhe cinco razões por que deve dormir nu

A recomendação é feita por vários especialistas de diferentes partes do mundo.

Dispa-se. Damos-lhe cinco razões por que deve dormir nu
Notícias ao Minuto

23:30 - 12/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sono

Dormir bem é essencial para um estilo de vida saudável. Embora seja tão importante quanto a alimentação e prática de exercício físico, é muitas vezes menosprezado pela ideia de que o tempo pode ser aproveitado para qualquer outra atividade, seja trabalhar ou ver um episódio de uma série… ou a temporada inteira.

Igualmente comum é achar-se que se está a dormir bem mas, na verdade, o corpo não descansa por completo seja porque comeu muito antes de dormir, o seu quarto não está preparado para um bom descanso (desligue todos os aparelhos que tem junto à cama!) entre outros erros que estão a por em causa o descanso.

Certos de que precisam de encontrar o melhor método para o seu caso, muitos são os que procuram técnicas ou dicas para dormir melhor. Em relação à roupa, vários são os que defendem que se deve dormir completamente nu e há estudos e investigações que o justificam.

Um estudo realizado este ano a uma amostra britânica concluiu que 60% dos homens e 56% das mulheres admite que dorme completamente nu. Mas porque tal prática se reflete em melhor sono?

Explica a espanhola ‘National Sleep Foundation’ que a temperatura ideal para o ser humano dormir é entre os 15 e os 19º. Ora, caso se durma de pijamas, é mais provável que aqueça e ultrapasse os 19ºC e, consequentemente, acorde a meio da noite com calor. Para o evitar, o melhor será mesmo deitar-se já nu e aquecer-se apenas com os lençóis e cobertores.

Desta forma, vai alcançar um sono mais profundo, já que assim se garante uma melhor regulação de temperatura e com menor esforço. É pois o esforço interno a que o corpo é obrigado quando tem frio ou calor que impede o bom sono.

Mas há mais vantagens a apontar, nomeadamente a nível da saúde sexual: diz o El Confidencial que caso se durma acompanhado, o contato direto de pele com pele é uma forma de estimular a paixão. A ‘culpa’ é da oxitocina, hormona que se associa ao prazer e é estimulada pelo contato.

Dormir nu ajuda também a regular os níveis de insulina, já que as temperaturas mais frescas têm impacto nas hormonas leptina e adiponectina, responsáveis por normalizar os níveis de insulina além de regularizarem o apetite. É por isso que se aponta a necessidade de dormir bem para se ter sucesso no processo de perda de peso.

Ainda sobre este ponto, o da perda de peso, é também garantido pelo facto de o corpo, na falta de roupa em excesso que aumente a temperatura corporal, queime a gordura menos saudável que o ser humano tem armazenada – processo realizado como forma de gerar calor. Assim, aumenta-se o metabolismo e diminui-se a percentagem de gordura.

Por fim, o aspeto da sua pele é melhorada. Ao jornal espanhol, o dermatologista Michael Kassardjan explica porque é que dormir nu ajuda a pele a respirar – e consequentemente a ter melhor aspeto: “a roupa mais justa pode provocar fricção e irritação que podem colocar a pele em risco ao obstruir poros, o que pode levar a erupções cutâneas. Além disso, o sobreaquecimento, produzido pela roupa mais quente, é o ambiente ideal para a produção e proliferação de infeções bacterianas e de fungos”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório