Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Governo polaco celebra recuperação da independência com nacionalistas

O governo polaco e grupos nacionalistas que organizam anualmente uma controversa Marcha pela Independência acordaram realizar no domingo um cortejo conjunto no 100.º aniversário da recuperação da independência.

Governo polaco celebra recuperação da independência com nacionalistas
Notícias ao Minuto

13:20 - 10/11/18 por Lusa

Mundo Decisão

O anúncio foi feito na sexta-feira e significa que o presidente Andrzej Duda e o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, entre outros responsáveis estatais, irão marchar com grupos que a 11 de março do ano passado incluíram no seu desfile bandeiras racistas, símbolos da supremacia branca e cartazes com mensagens contra os refugiados ou a favor de um maior peso do catolicismo na política.

A Marcha pela Independência de 2017 contou com cerca de 100.000 participantes e foi criticada pelo Parlamento Europeu numa resolução onde instava os Estados membros a atuarem de modo decisivo contra a extrema-direita.

Em anos anteriores, sobretudo em 2013 e 2014, o desfile conduziu a confrontos entre grupos de extrema-direita e radicais de esquerda, com distúrbios e dezenas de detidos.

Para evitar novos incidentes, a presidente da câmara de Varsóvia, Hanna Gronkiewicz-Waltz, proibiu na quarta-feira a marcha deste ano na capital, mas no dia seguinte um tribunal anulou a interdição, alegando que violava o direito constitucional à liberdade de reunião.

A líder do partido da oposição Nowoczesna, Katarzyna Lubnaue, já lamentou que o presidente polaco marche no domingo junto de grupos radicais com símbolos fascistas e 'slogans' que não deveriam ser associados ao chefe de Estado.

A Polónia recuperou a sua independência no final da Primeira Guerra Mundial, em 1918, quando os três impérios -- Rússia, Áustria e Alemanha -- que a tinham governado durante mais de um século foram derrotados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório