Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Fuzileiros da Marinha participam em exercício militar em Espanha

Os fuzileiros da Marinha Portuguesa participam, a partir de domingo e até 23 de novembro, no exercício anfíbio GRUFLEX-18, organizado pela Armada Espanhola, e que visa simular uma situação de resposta a crises e de ajuda humanitária.

Fuzileiros da Marinha participam em exercício militar em Espanha
Notícias ao Minuto

12:04 - 10/11/18 por Lusa

País GRUFLEX

O exercício contará com a participação de mais de 3.000 militares, 8 navios, 1 submarino, 25 aeronaves e mais de 150 veículos, oriundos de 4 países - Espanha, Estados Unidos da América, Itália e Portugal.

Portugal participará com a Força de Fuzileiros nº 1, que integrará o Primer Batallón de Desembarco (BDE-I), embarcando no navio da Armada Espanhola SPS LHD Juan Carlos I (L-61), com 75 militares e 4 viaturas.

O "GRUFLEX-18" irá simular uma situação de resposta a crises e uma reação da força anfíbia no contexto de uma operação expedicionária desenvolvida na costa.

Segundo a Marinha Portuguesa, com este tipo de exercícios as unidades participantes treinam diversas capacidades, em especial a de projeção do mar para a terra, operações de ajuda humanitária e resposta a situações de crise.

O exercício realiza-se, numa primeira fase, em águas das ilhas Canárias, nos Campos Militares de Treino de La Isleta e de Pájara, e numa segunda fase no Golfo de Cádis, terminando com a projeção da força de desembarque para o Campo Militar de la Sierra del Retin.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório