Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Perdido na tradução, casal espanhol acaba expulso de voo da KLM

Mal-entendido foi filmado por outros passageiros e tem colhido atenção nas redes sociais.

Perdido na tradução, casal espanhol acaba expulso de voo da KLM
Notícias ao Minuto

19:34 - 09/11/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Aviação

Um casal de espanhóis recebeu ordem de expulsão de um voo da KLM por ordem do comandante, numa situação que começou por dificuldades de comunicação. É que o casal já de idade sénior só falava castelhano e na tripulação não havia quem falasse a mesma língua. Mal-entendido subiu de tom até terminar da forma como terminou.

Conta o El Pais que tudo aconteceu no voo KLM 1707, que partiu na passada segunda-feira à noite de Amesterdão com destino a Madrid, com dois passageiros a menos - o tal casal que foi obrigado a ficar em terra.

A preocupação do passageiro era com o computador que estava na sua mochila. E mais preocupado ficou quando um dos elementos da tripulação lhe mudou a mochila para outro lugar no compartimento de bagagens.

Com a barreira da língua a fazer-se sentir, o mal-entendido subiu de tom até que o comandante terá surgido, dando ordem de expulsão do casal.

Pelas redes sociais surgem vídeos captados por outros passageiros do mesmo voo, nomeadamente da explicação, em castelhano, do homem que acabou afastado do voo.

O mesmo El Pais adianta que, dois dias após o incidente, a operadora de origem holandesa tornou público um comunicado em que lamentava "o incidente e o mal-estar causado a alguns passageiros". O mesmo comunicado incluiria a defesa dos funcionários da empresa, "que fizeram o possível para ajudar o casal a guardar a sua bagagem de mão", um "procedimento necessário em cumprimento dos padrões de segurança da companhia".

Porém, a hiperligação para o comunicado partilhada pelo El Pais remete para uma publicação que não existe ou que poderá ter sido entretanto apagada.

O Notícias ao Minuto procurou nas páginas oficiais da KLM nas redes sociais, tanto em inglês como em castelhano, no site oficial (em inglês e castelhano) e no blogue da companhia, mas o comunicado não está visível.

O ABC dá conta que, após a explicação dada pelo passageiro que acabou expulso, outros passageiros saíram em defesa do casal, mas sem sucesso.

Nas redes sociais, porém, deram conta das suas críticas à operadora aérea, incluindo nas páginas da própria empresa. O caso, entretanto, ganhou larga atenção em Espanha, com alguns espanhóis a criticarem o facto de na tripulação não haja quem fale uma das línguas mais faladas do mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório