Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Crescimento do turismo nos Açores não representa maior pressão

O crescimento do turismo nos Açores não tem levado a um grande aumento da pressão sobre a região, devido à aposta na sustentabilidade do setor, explicou hoje a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.

Crescimento do turismo nos Açores não representa maior pressão
Notícias ao Minuto

16:51 - 09/11/18 por Lusa

Economia Governo Regional

A governante, que falava no âmbito do Encontro "Turismo Sustentável", que decorreu em Ponta Delgada, mencionou que com o crescimento no turismo surgem preocupações sobre a "real sustentabilidade e a capacidade" de preservar o ambiente "sem menosprezar a qualidade de vida dos açorianos", ressalvando que os números mostram que a região tem "capacidade de crescimento, também em número" e que tem "uma margem muito grande para continuar a garantir a qualidade de vida dos açorianos.

Os dados mostram que, depois de um crescimento de 93% nas dormidas nos últimos três anos, este ano prevê-se uma desaceleração do crescimento, o que é "positivo porque permite consolidar e garantir a oferta de qualidade", afirmou a governante.

Sobre o impacto deste aumento na região, os números revelam que os hóspedes e os visitantes diários exercem apenas 2,65% da pressão sobre o destino e que a intensidade turística no arquipélago em 2017, que corresponde à percentagem de visitantes por dia, foi de apenas 2,67%, e a densidade turística no mesmo ano, que diz respeito ao número de hóspedes por quilómetro quadrado, foi de 2,8, enquanto na Madeira foi de 29,1.

Pedro Barreto, administrador do BPI, que promoveu o encontro, destacou que, apesar do aumento nas dormidas, "a pressão que existe sobre a oferta não é tão significativa assim, o que é importante para manter a qualidade".

Também a certificação da região enquanto destino sustentável, que o executivo pretende obter já no próximo ano, foi motivo de destaque por parte do gestor, que considera que este "é um setor absolutamente central, nos Açores e em Portugal".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório