Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Maioria da população de Hodeida fugiu da cidade no oeste do Iémen

A agência para os refugiados da ONU indicou hoje que a maioria da população de Hodeida foi obrigada a fugir devido à ofensiva da coligação sob comando saudita para retirar o controlo da cidade portuária iemenita aos rebeldes.

Maioria da população de Hodeida fugiu da cidade no oeste do Iémen
Notícias ao Minuto

16:36 - 09/11/18 por Lusa

Mundo ONU

Num comunicado, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) refere que três quartos dos cerca de 600 mil habitantes de Hodeida deixaram desde junho a cidade, porta de entrada da maioria das importações e ajuda humanitária ao país em guerra.

O ACNUR expressou ainda preocupação com a segurança das pessoas em Hodeida à medida que se vai intensificando a ofensiva das forças lealistas para recuperar a cidade aos rebeldes Huthis, que "está a confinar a população e a cortar as vias de saída".

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por seu turno, alertou que cerca de 400 mil crianças iemenitas sofrem de desnutrição severa, encontrando-se 40% na zona de Hodeida.

Aquelas 400 mil crianças integram os 1,8 milhões de menores iemenitas que sofrem de desnutrição aguda, assinalou o porta-voz da UNICEF, Christoph Boulierac.

A guerra do Iémen opõe as forças do governo, apoiadas pela coligação internacional dirigida pela Arábia Saudita, aos rebeldes Huthis, ajudados pelo Irão e que se apoderaram em 2014 e 2015 de vastas regiões do país, incluindo a capital, Sanaa.

A guerra causou mais de 10 mil mortos e provocou, segundo a ONU, a pior crise humanitária no mundo com milhões ameaçados pela fome.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório