Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Não está satisfeito com o seu banco? Eis como mudar de conta bancária

Se não está satisfeito com o seu banco, saiba como transferir o seu dinheiro para outra instituição bancária e eliminar a conta atual.

Não está satisfeito com o seu banco? Eis como mudar de conta bancária
Notícias ao Minuto

08:40 - 10/11/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

Há vários motivos que podem levar um cliente a querer mudar de banco, desde a insatisfação com o atendimento ao pagamento das comissões bancárias. Porém, antes de tomar uma decisão, saiba que dentro da mesma instituição há formas de, por exemplo, pagar menos em comissões bancárias.

Um dos exemplos é a conta de serviços mínimos bancários, que inclui vários serviços a um preço fixo e baixo. 

Se, ainda assim, desejar mudar de conta bancária (e de instituição) há três passos que deve seguir, para que fique tudo claro - tanto para o banco atual, como para o que vai escolher. De acordo com o ComparaJá.pt, estes são os passos a seguir: 

  1. Abrir conta na nova instituição financeira - "Para abrir uma conta num novo banco, pode fazê-lo ao balcão ou então online" (nos bancos em que esta opção já está disponível). 
  2. Transferir o montante disponível na conta à ordem - "A partir do momento em que já dispõe do NIB/IBAN da nova conta, ser-lhe-á possível transferir o montante que possui na conta à ordem anterior para a mais recente, deixando a primeira sem saldo."
  3. Encerrar a conta anterior e ter atenção aos débitos diretos - "Conforme transfere o dinheiro de uma conta para a outra, deve proceder ao encerramento da conta anterior o mais rápido possível, especialmente se estivermos a falar de uma conta que implica comissões. Note que o encerramento de uma conta deve ser sempre gratuito, o que significa que nenhuma instituição lhe pode cobrar por este procedimento." Recorde-se que se a conta tiver mais do que um titular, o mais provável é que precise da assinatura do outro titular para o efeito.

E depois de mudar de conta?

Numa altura em que os portugueses recorrem cada vez mais a débitos diretos é importante falar deles na hora de mudança de conta. Não se esqueça que quando mudar de instituição deve certificar-se que informa todas as entidades com as quais tem um contrato de débito direto, sejam elas a operadora de eletricidade, de telecomunicações ou o ginásio. 

"Além disso, convém ainda que avise os departamentos de Contabilidade e de Recursos Humanos da empresa na qual trabalha relativamente aos dados bancários da sua nova conta", recorda a plataforma. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório