Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Fazer uma sopa talvez não seja assim tão simples. Os 6 erros mais comuns

As dicas certas podem fazer a diferença entre um suave creme de legumes e uma… papinha para bebés.

Fazer uma sopa talvez não seja assim tão simples. Os 6 erros mais comuns
Notícias ao Minuto

11:00 - 09/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dicas de cozinha

Uma sopa é, em muitas casas, um prato imprescindível, seja para garantir a quantidade indispensável de legumes e verduras antes do prato principal, que pode não ser tão rico (uma lasanha, por exemplo, não inclui nada ou quase nada destes alimentos essenciais) ou para um jantar leve mas nutritivo, para quem não gosta de refeições muito pesadas à noite.

Seja qual for o caso, a sopa deve ser saborosa e não algo que come só ‘porque tem de ser’ e que preparou sem pensar ao meter alguns legumes numa panela, cheia de água e um pouco de sal.

Mesmo que dê mais alguma atenção à confeção, é normal a sopa não sair como se esperava, principalmente a nível da textura, e para contornar estas comuns falhas, vários especialistas de cozinha apontam ao Lavanguardia os erros que mais se aponta a estes casos.

Ao conhecê-los, vai certamente saber o caminho para a sopa perfeita. De realçar que o prato de que falamos em específico são os caldos de legumes.

Não ‘frita’ os legumes antes de os cozer

Este é um método que garante um maior sabor ao prato, já que começar com uma breve passagem da cebola e legumes cortados pelo azeite quente vai dar cor e intensificar o sabor de cada legume.

Opta por um caldo em vez de água simples

Existe a ideia de qe um bom caldo de legumes caseiro vai resultar numa sopa de sabores mais intensos, do que caso use apenas água normal. Como alternativa, há ainda quem use caldo Knorr, contudo, estas opções podem não respeitar o sabor natural dos ingredientes que se quer sentir, que são camuflados pelo caldo, sem contar que os caldos Knorr são altamente ricos em sódio.

Coze demasiado os legumes

Não só a nível de sabor, mas também por questões nutricionais, este é um erro que deve mesmo evitar, já que leva a uma perda de nutrientes. Além disso, cada legume tem um tempo de cozedura diferente, logo, vale a pena conhecer o tempo que cada ingrediente necessita e colocá-los na panela por ordem.

Não usa a quantidade de água que deveria

Muita água vai deixar a sopa aguada e sem sabor, pouca água, resulta numa sopa demasiado densa. Entre as duas opções, será sempre melhor por a menos e depois acrescentar, mas a quantidade certa será aquela em que a água cobre os legumes mais cerca de um dedo

Não inclui um ingrediente que dê textura ao caldo

A textura é o ponto mais essencial para se garantir uma boa sopa. Para uma textura bem cremosa, tem de de incluir batata, courgette ou leite de coco. Há também quem ponha um copo de flocos de soja sem glúten.

...nem a panela mais adequada

Os copos que estão preparados para preparar smoothies também o estão para a sopa. O motivo é simples, quanto mais velocidade garante a batedeira, melhor para a textura deste prato.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório