Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Porque deve fazer análises ao cortisol, a hormona do stress

Testes ao sangue, urina ou saliva podem ajudar a perceber algum problema que lhe esteja a condicionar a saúde.

Porque deve fazer análises ao cortisol, a hormona do stress
Notícias ao Minuto

08:45 - 09/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Cortisol

O stress faz mal. Quando em doses moderadas, serve para preparar o ser vivo para ambientes de perigo, como uma forma de sobrevivência, mas quando o indivíduo stressa constantemente e por vários dias, as consequências afetam o corpo de diversas formas.

Pode levar ao aumento de peso, a problemas do coração, a uma noite mal dormida ou a um aspeto físico que reflita a sua menor saúde.

Por outro lado, nem tudo o que de mau se passa no corpo é necessariamente culpa do stress, pode advir de outros aspetos. É por isso que fazer um teste de cortisol é essencial para perceber ao certo o que se passa no seu organismo.

O cortisol é conhecido como a hormona do stress, já que é nestes momentos que o corpo mais a produz como forma de controlar a referida sensação. Mas o cortisol é também responsável por manter os níveis de açúcar controlados bem como pela sensação de prazer e bem-estar. Ou seja, é algo essencial, mas comummente afetado por um estilo de vida demasiado agitado e onde o stress é uma constante.

Ao realizar um teste que analise os seus níveis de cortisol, facilmente se aperceberá se está com uma produção mais baixa ou elevada que o suposto – alterações estas que podem justificar o porquê de não conseguir emagrecer embora treine com frequência e siga uma alimentação saudável. Noutros casos, não é o excesso de peso, mas a sensação e aspeto inchado que surgem como reflexo dos maus níveis de cortisol, que podem também levar à produção de acne ou impedir um bom sono.

Os resultados de tal análise podem ser a resposta que procurava ao porquê de não estar a sentir os resultados esperados face ao estilo de vida que leva por pensar ser saudável. Afinal, ler os emails, treinar uma hora na bicicleta, preparar o almoço, por roupa a lavar, levar o cão a passear e fazer a lista de compras com o que falta em casa, talvez sejam demasiadas tarefas a completar antes de entrar no escritório.

Parar um pouco por vezes é tudo o que o corpo pede. O descanso é, a par da alimentação e exercício, fundamental para um dia a dia saudável.

Além desta pausa, garantir que volta aos níveis de cortisol mais indicados ao seu corpo passa também por orientar o plano de treino (estará a exagerar na dose?), garantir que come peixes gordos e chocolate preto e adotar momentos de calma seja com um animal de estimação (sim, faz bem à sua saúde) ou mais tempo ao ar livre e próximo da natureza.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório