Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Homens obcecados com o ginásio mais predispostos a contraírem esta doença

Indivíduos que buscam a perfeição do corpo têm maior risco de virem a sofrer de depressão.

Homens obcecados com o ginásio mais predispostos a contraírem esta doença

Os homens obcecados com o ginásio estão “significativamente” mais propensos a virem a padecer de depressão, avisa um novo estudo.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Ciência e de Tecnologia da Noruega e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisaram a relação entre o transtorno de imagem corporal masculino e a saúde mental.

Os académicos apuraram que os indivíduos mais preocupados com o físico apresentam um maior risco não só de depressão, como de beber em excesso, e de tomar suplementos ilegais – incluindo esteroides anabólicos.

O estudo revelou ainda que 10% dos homens sofrem com o chamado transtorno de imagem corporal masculino – o que faz como que achem que são demasiado gordos (quando não o são) e desejem ativamente emagrecer.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores entrevistaram 2,460 homens, de idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos, acerca dos seus hábitos de ginásio e da sua opinião sobre o seu próprio corpo.

Algumas das afirmações mais comuns incluíram ‘sinto-me culpado quando perco um treino’, ‘acho que o meu peito não é musculado o suficiente’, e ‘estou a considerar tomar esteroides anabólicos’.

A médica Trine Tetlie Eik-Nes, que conduziu a pesquisa disse: “O problema surge quando os corpos de atletas profissionais, como o do Cristiano Ronaldo, se tornam o ideal a alcançar para os homens que tem empregos e carreiras ditas comuns, que estão a estudar e têm uma família. O treino tem que ser o foco principal e o ‘trabalho a tempo inteiro’ para quem pretende ser igual ao Ronaldo”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório