Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Alto Comissariado da ONU quer reforçar direitos humanos no mundo digital

Peggy Hicks, diretora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, afirmou hoje, na Web Summit, em Lisboa, que o desenvolvimento do mundo digital traz novos desafios na aplicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Alto Comissariado da ONU quer reforçar direitos humanos no mundo digital
Notícias ao Minuto

13:06 - 08/11/18 por Lusa

Tech Palestra

Numa mesa que lançava a pergunta "Precisamos de uma declaração digital dos direitos humanos?", Peggy Hicks admitiu que são "muitos os desafios colocados pelo imparável desenvolvimento tecnológico", mas que ainda assim não considera ser necessária a criação de uma nova Declaração dos Direitos Humanos.

"A declaração que temos está muito bem enquadrada neste campo e é uma ótima base para o que temos de fazer. É tempo de passarmos dos fóruns de debate à ação, pois, sejamos sinceros, esta é uma área que está a ser liderada pelas empresas e que os governos se limitam a seguir. Por isso, defendo que temos de aplicar a declaração que temos com toda a nossa energia."

Brett Solomon, cofundador e diretor executivo da Access Now, salientou que as preocupações com questões relacionadas com a privacidade e segurança "têm colocado em causa a liberdade de expressão" e que, por isso, "a preocupação central de governos, empresas e cidadãos deve ir no sentido de conciliar os direitos humanos com a digitalização", considerando que "o próprio acesso à internet é um direito humano que tem de ser assegurado a todos".

Adrian Lovett, presidente da World Wide Web Foundation, foi outro dos palestrantes e defendeu que antes de sequer pensar em criar uma nova declaração dos direitos humanos, têm de ser feitos esforços por aplicar a existente. Nesta "luta" apontou que os governos devem ser os principais dinamizadores deste processo.

"Devemos lutar por aplicar os direitos humanos 'online' como fazemos 'offline'. Temos de concentrar aí os nossos esforços, os governos têm um papel fundamental nesta matéria, mas teremos de ser também nós, empresas e cidadãos, a zelar pela proteção dos nossos direitos", disse.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Lisboa, devendo permanecer até 2028 na Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

Nesta terceira edição do evento em Portugal, que termina hoje, eram esperados cerca de 70 mil participantes de mais de 170 países.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório