Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Poluição sonora e diabetes, entenda a grave relação

Especialistas apontam mais riscos a este inevitável problema das cidades.

Poluição sonora e diabetes, entenda a grave relação
Notícias ao Minuto

11:45 - 08/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Consequências

Poluição sonora é um dos problemas que muito prejudica a população que habita em ambientes urbanos estão expostos. É por isto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta sobre os riscos e estuda anualmente os efeitos dos ruídos de rua e não só.

As orientações gerais passam por evitar ambientes em que o som está demasiado alto, contudo, muitas são as situações em que não é de todo possível evitá-lo, como o normal som do tráfego.

Também se apontam os sons que advêm de ambientes de treino, não só a rua, onde alguns treinam, como eventos desportivos ao ar livre e ginásios, onde a música está normalmente bastante elevada. Aponta-se ainda as discotecas, pubs e concertos ao vivo, bem como o uso exagerado de auscultadores.

Quanto a consequências, não se ficam de todo pelos problemas de audição. São também efeitos da poluição sonora a doença coronariana, pressão arterial elevada, problemas de sono e, no caso de crianças, dificuldade na aprendizagem.

Além disso, o relatório agora apresentado onde se analisa esta questão fala também noutras consequências que afetam a qualidade de vida, nomeadamente problemas de saúde mental ou questões de foto metabólico, de onde se aponta o caso da diabetes. De todos estes, o ponto em que os especialistas agora se focam é a associação entre a poluição de que se fala e o risco de obesidade e diabetes, problemas estes que são vistos como consequência ao stress que se sabe ser consequência de ambientes com grande poluição sonora.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório