Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Não, o perfecionismo não é uma qualidade e “pode até ser demolidor”

Numa entrevista de emprego, muitos são os que fazem por ‘ganhar pontos’ ao responder que é demasiado perfecionista à questão ‘quais os seus defeitos?’. Mas parece que ser perfecionista é realmente mau.

Não, o perfecionismo não é uma qualidade e “pode até ser demolidor”
Notícias ao Minuto

11:00 - 08/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Comportamento

Os casos que se apontam são os de jovens trabalhadores que tentam a todo o custo ser perfeitos no local de trabalho. A psicóloga Jessica Pryor, que pertence ao grupo de terapeutas que analisa esta questão, refere o caso de um estudante de ciências que lhe chamou a atenção por estar a dirigir-se para a biblioteca com um saco de cama e uma chávena de café. Passar entre 10 a 12 horas nos laboratórios e biblioteca é comum entre tais estudantes universitários, algo que chamou a atenção de Pryor que se focou na análise às consequências deste comportamento.

O perfecionismo extremo pode levar a depressão, ansiedade ou mesmo suicídio em casos mais extremos. O problema começa quando o indivíduo vê o trabalho como foco único e descarta qualquer momento de socialização e lazer.

Aqui fala-se de um tipo de perfecionismo que é auto-orientado, que se baseia no desejo de ser perfeito. Além deste, apontam-se mais dois tipos: o perfecionismo socialmente descrito (desejo de ser aceite por todos os outros) e o orientado por outros, em que se pretende atingir standards de outros.

Em qualquer um destes casos, especialistas notam que a fasquia do que se espera atingir é cada vez mais elevada o que leva a que os perfecionistas sejam cada vez mais exigentes consigo próprio, afetado várias áreas da sua vida – trabalho inclusive.

Como forma de o combater, a psicóloga explica que o tratamento passa por fazer o paciente orgulhar-se de certos feitos pessoais, além de exercícios em que, propositadamente, se deixa pequenos pormenores imperfeitos.

Contrariamente a tais extremismos, o grupo de terapeutas reconhece os casos em que o perfecionismo é algo bom e dá como exemplos o caso de atletas profissionais que têm de facto de treinar demasiado na tentativa de se aproximar da perfeição e assim ter sucesso na sua modalidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório