Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Jogo ilegal: Já há 20 detidos e 320 mil euros apreendidos. Seguem buscas

A Guarda Nacional Republicana fez, ao final da tarde desta quarta-feira, um balanço da operação que tem a decorrer no terreno português e luxemburguês.

Jogo ilegal: Já há 20 detidos e 320 mil euros apreendidos. Seguem buscas
Notícias ao Minuto

20:53 - 07/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

País GNR

Os números ainda são provisórios, até porque a operação continua a decorrer no terreno, mas, para já, a GNR revela que deteve 20 pessoas – 19 em Portugal e uma no Luxemburgo – suspeitas dos crimes de associação criminosa, fraude fiscal e exploração ilícita de jogos, entre outros.

A operação em curso chama-se Shadow Game e tem como objetivo desmantelar uma rede ligada ao jogo ilegal através de plataformas online e jogos de fortuna ou azar.

Envolvidos nas diligências estão 677 militares dos comandos territoriais de Aveiro, Açores, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu que levaram a cabo 146 buscas domiciliárias e não domiciliárias e que “visaram a organização responsável pela conceção, distribuição e exploração de plataformas de jogo online, desde os responsáveis pela sua conceção e fabrico, aos distribuidores e exploradores do jogo ilícito, incidindo sobre domicílios, armazéns e escritórios, entre outros locais públicos e privados, onde a prática criminal era desenvolvida”.

As buscas foram também levadas a cabo em seis domicílios de portugueses no Luxemburgo.

Em comunicado, a GNR refere que a operação já permitiu deter, até ao momento, 20 pessoas e apreender 320 mil euros, 49 veículos de média e alta gamas, cerca de três mil dispositivos de acesso ao jogo ilícito (computadores, tablets, máquinas de jogo e periféricos), quatro servidores e 10 armas de fogo e respetivas munições.

Tendo em conta que se trata de uma operação de especial “especificidade e complexidade” estão envolvidos peritos forenses da EUROPOL, da Autoridade Tributária e Aduaneira, da estrutura da Investigação Criminal da GNR e do Instituto de Regulação e Inspeção de Jogos.

De referir que os suspeitos começaram a ser hoje presentes a tribunal, em Setúbal, não havendo, para já, medidas de coação aplicadas.

Quanto ao número de detidos e de apreensões é expectável que os mesmos venham a aumentar, uma vez que a operação ainda decorre. Contudo, a GNR conta apresentar os resultados finais na próxima sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório