Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Menor risco de cancro da mama associa-se a inesperada caraterística

É dos que acorda cedo ou dos que mais ficam a trabalhar pela noite dentro?

Menor risco de cancro da mama associa-se a inesperada caraterística
Notícias ao Minuto

11:45 - 07/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Cancro

Segundo um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, “mulheres com maior predisposição natural para acordar cedo apresentam menor risco de vir a desenvolver cancro da mama”.

Embora este não seja um problema exclusivo das mulheres, é o caso feminino que mais conta com casos de cancro da mama, que é dos mais mortais para o género, e foi especificamente nesta população que se focou a investigação que, apesar de tudo, não aponta uma justificação para tal relação.

No sentido de a perceber, os investigadores focaram-se na natureza do sono, mais especificamente o ritmo circadiano (ou relógio biológico) que varia de pessoa para pessoa, tornando alguém mais ou menos propício a acordar cedo por si só, conforme o seu ADN.

Uma vez que o ADN é definido ainda antes do nascimento de qualquer indivíduo, prevê-se a hipótese de o cancro depender, também, do ritmo circadiano. A maior relevância prende-se com o facto de a medicina ainda não ter encontrado um tratamento eficaz contra o cancro e por isso todas as novas informações sobre o tema sejam relevantes.

Para já, avança-se que, sobre este comportamento, que é superior a cada ser humano, não é possível agir de maneira a contrariar a tendência que se associa a um risco de desenvolver cancro da mama um pouco maior em quem tende a trabalhar à noite e a acordar tarde. Ainda assim, deve-se fazer por seguir os horários ‘normais’, ou seja, acordar cedo e evitar trabalhar até demasiado tarde (que leve a um menor período de sono), pois assim se evita o risco de vir a contar com doenças como esquizofrenia ou outros problemas mentais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório