Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Dono do Monaco detido por suspeitas de corrupção

Sob Dmitry Ryboloblev recaem ainda suspeitas de tráfico de influências ativo e passivo.

Dono do Monaco detido por suspeitas de corrupção
Notícias ao Minuto

18:46 - 06/11/18 por Fábio Nunes

Mundo Dmitry Ryboloblev

O multimilionário russo e dono do Monaco Dmitry Ryboloblev (à esquerda na imagem acima) foi detido esta terça-feira, avança o Le Monde. Ryboloblev está sob custódia das autoridades monegascas por suspeitas de corrupção, tráfico de influências ativo e passivo e cumplicidades nestes delitos. 

A detenção de Ryboloblev aconteceu na manhã desta terça-feira e o jornal francês refere que o multimilionário permanece detido. As autoridades monegascas também realizaram buscas na sua casa, intitulada La Belle Epoque. 

O dono do Monaco é a figura central de uma investigação conduzida pela procuradoria-geral do Mónaco, e que envolve outras personalidade proeminentes. 

É o caso de Phillipe Narmino, que já tinha sido detido no dia 23 de setembro de 2017. Uns dias antes da detenção, Narmino demitiu-se do cargo de ministro da Justiça do principado depois do Le Monde ter divulgado mensagens que revelaram uma rede que trabalhava para Ryboloblev, e que incluía Phillipe Narmino. 

O dono do Monaco recorreu a Narmino, a outros oficiais de justiça e até à polícia monegasca para controlar as movimentações e tentar atrair o colecionador suíço Yves Bouvier a viajar para o Mónaco para ser detido. Este esquema foi montado devido ao conflito que o multimilionário russo mantém com Bouvier. 

Dmitry Ryboloblev alega que o colecionador roubou-lhe cerca de mil milhões de dólares (877 mil milhões de euros) com a venda de 38 obras de arte de  Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Leonardo da Vinci, entre outros, e que custaram a Ryboloblev um total de dois mil milhões de dólares (1.7 mil milhões de euros). 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório