Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

'Estranhezas' de Maria Teresa Horta é apresentado na próxima quinta-feira

'Estranhezas' é o novo livro de poesia de Maria Teresa Horta, uma obra que se desdobra em sete capítulos diferentes, mas toda ela subordinada ao tema da "asa", e que será lançado na quinta-feira, em Lisboa.

'Estranhezas' de Maria Teresa Horta é apresentado na próxima quinta-feira
Notícias ao Minuto

13:40 - 06/11/18 por Lusa

Cultura Poesia

Editado pela Dom Quixote, 'Estranhezas' é um livro que, à semelhança dos outros livros não temáticos, se apresenta com uma unidade essencial, apesar de dividido por sete temas diferentes.

'No Espelho', 'Paixão', 'Da Beleza', 'Alteridades', 'Tumulto', 'Ferocidades' e 'À Beira do Abismo' são os sete capítulos em que 'Estranhezas' se desdobra, temas diferentes, mas que "não encobrem uma continuidade quase vital", conforme explica o prefácio da obra.

O "eu horteano" impõe-se claramente no primeiro, no segundo e no último capítulo, enquanto outros e outras dão alma aos poemas de 'Alteridades', 'Tumulto' e 'Ferocidades', revelando-se em "magníficos desenhos traçados pela mesma mão que escreveu os primeiros", acrescenta.

Tudo isto sob o signo da asa, como bem afirma a capa do livro, que reproduz o quadro 'Asa de uma rola', do pintor renascentista alemão Albrecht Dürer, e a contracapa, que encerra a obra com o poema 'A Asa', uma "poderosa manifestação do talento de Maria Teresa Horta".

Escritora, jornalista, e conhecida como uma das mais destacadas feministas portuguesas, Maria Teresa Horta estreou-se na poesia em 1960.

A sua obra poética foi coligida em 'Poesia Reunida', editada também pela Dom Quixote, em 2009, que lhe valeu o Prémio Máxima Vida Literária.

Em 2012, a autora publicou 'As Palavras do Corpo - Antologia de Poesia Erótica' e, no ano seguinte, lançou 'A Dama e o Unicórnio'.

Em 2016, foi a vez de 'Anunciações', livro que lhe valeu o Prémio Autores SPA/Melhor Livro de Poesia em 2017, ano em que editou 'Poesis'.

É ainda autora dos romances 'Ambas as Mãos Sobre o Corpo', 'Ema' (Prémio Ficção Revista Mulheres) e 'A Paixão Segundo Constança H.', e coautora, com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, de 'Novas Cartas Portuguesas'.

Ao seu romance 'As Luzes de Leonor, a Marquesa de Alorna, uma sedutora de anjos, poetas e heróis' (2011), foram atribuídos os prémios D. Dinis e Máxima de Literatura.

'Estranhezas', que chegou às livrarias em outubro, vai ser apresentado no dia 8 de novembro, quinta-feira, pelas 18h30, na livraria Leya da Buchholz, em Lisboa, por Margarida Vale de Gato e Ana Raquel Fernandes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório