Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Espanha proíbe venda de medicamento Nolotil a turistas

Dez turistas britânicos terão morrido após o consumo deste medicamento.

Espanha proíbe venda de medicamento Nolotil a turistas
Notícias ao Minuto

11:45 - 06/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alerta

A Agência Espanhol do Medicamento e Produtos Sanitários aconselhou as farmácias do seu país a deixarem de vender produtos que contenham metamizol, como é o caso do Nolotil.

O aviso surge depois de se ter registado a morte de dez turistas britânicos e que se considera estarem associadas ao consumo deste medicamento.

Estes terão sofrido uma agranulocitose, doença aguda do sangue caracterizada pela redução ou ausência de leucócitos granulosos e que dão azo a infeções, uma vez que as defesas do organismo ficam bastante reduzidas.

A decisão surge após "uma notificação recente do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de casos de agranulocitose, particularmente em pacientes de origem britânico", pode ler-se, segundo refere o El Español.

Depois de proceder a uma investigação, a agência espanhola recorda que estes fármacos estão discriminados como "medicamentos por prescrição", pelo que apenas podem ser vendidos com recurso a receita médica. Além disso, este medicamento apenas pode ser prescrito para tratamentos de curta duração (máximo de sete dias).

O matamizol é um analgésico e antipirético que é vendido há mais de 50 anos em Espanha, sendo um dos medicamentos mais utilizados para tratar a dor de intensidade moderada a severa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório