Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Web Summit arrancou com cores nacionais e confetis internacionais

A maior cimeira tecnológica e empresarial do mundo já está a decorrer em Lisboa. Arrancou à hora certa e com o fundador do evento internacional, Paddy Cosgrave, a fazer as 'honras' de abertura da Web Summit.

Web Summit arrancou com cores nacionais e confetis internacionais
Notícias ao Minuto

18:37 - 05/11/18 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

Tech Cimeira

A terceira edição da cimeira tecnológica Web Summit em Lisboa iniciou-se hoje pontualmente pelas 18h30, mostrando que em contexto de inovação, a tradição ainda é o que era.

O fundador do evento internacional foi novamente a primeira voz e a primeira cara em cima do palco montando num lotado Altice Arena e decorado com contentores de plástico, cuja iluminação interior vai mudando de cor, e sofás de fabrico português.

Cosgrave desceu desse palco no momento que já "é tradição", como o próprio descreveu: "Apresentem-se a três pessoas junto de vocês".

E muitas centenas de pessoas o fizeram, fazendo um burburinho ao percorrer a sala que vai acolher os principais oradores até quinta-feira, mas também uma novidade, um encontro diário matutino, pelas 09:00, entre empreendedores a começar e financiadores.

O discurso de abertura deu, como esperado, as boas-vindas aos participantes de todo o mundo, com Paddy Cosgrave a deixar uma promessa aos estreantes: "Se esta é a vossa primeira vez em Lisboa, não será a última. Portugal é um local especial e nós apaixonamo-nos".

E essa 'paixão' fez prolongar o contrato inicial de três anos, com mais dois anos de opção, para dez anos, como recordou hoje o fundador da cimeira e o que mereceu aplausos da plateia.

Cosgrave afirmou como este é o "maior encontro de empreendedores" e como ao longo dos próximos dias se multiplicarão encontros e conversas de pessoas que "podem transformar carreiras, empresas, cidades e países".

Abertura oficial com cores nacionais e confetis internacionais 

As cores da bandeira de Portugal, os tambores tradicionais e os internacionais confetis garantiram a abertura oficial da cimeira internacional de tecnologia e inovação Web Summit.

Quase duas horas depois do início da cerimónia inaugural, as cores verde e vermelho da bandeira, através da iluminação dos contentores de plástico do palco, emolduraram a contagem decrescente para o arranque oficial da terceira edição do evento em Lisboa.

No palco, estavam os 'anfitriões' da festa, ou seja o fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Sem uma fita para cortar ou uma placa para descerrar, comuns nas inaugurações, na 'opening nights' não faltaram confetis pelo ar, 'flashs' de telemóveis e aplausos.

Em 2018, juntaram-se tambores do grupo Toca a Rufar que deu ainda uma nota ainda mais portuguesa à noite, em que marcou presença o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Outro português literalmente no mundo lembrado hoje foi o navegador Fernão de Magalhães, num palco ao qual subiram dezenas de empreendedores nacionais, que também querem deixar a sua marca real e digital.

A edição de 2018, a terceira em Lisboa, decorre no Altice Arena e na Feira Internacional de Lisboa (FIL) até quinta-feira, com 70 mil participantes.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Portugal e desde essa altura terá gerado um impacto económico de mais de 500 milhões euros.

O contrato inicial previa três edições, mais duas de opção, em Portugal, mas em outubro foi anunciado que a cimeira ficará por mais 10 anos em Lisboa.

No ano passado, reuniu na capital portuguesa cerca de 60 mil pessoas de 170 países, das quais 1.200 oradores, duas mil 'startups', 1.400 investidores e 2.500 jornalistas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório