Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Michel Rodrigues: O jovem técnico que corre pelo sonho no Luxemburgo

Treinador orienta a equipa de sub-19 do FC Etzella Ettelbruck e já conquistou a taça daquele país com os sub-15. Pretende alcançar altos voos e tem em Jesus uma referência.

Michel Rodrigues: O jovem técnico que corre pelo sonho no Luxemburgo
Notícias ao Minuto

09:01 - 05/11/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

O futebol é para muitos um planeta dos sonhos, onde a vitória, os troféus e o estatuto de estrela fazem parte do quotidiano. No entanto, para que essa seja uma realidade e o topo seja alcançado, há um longo caminho a percorrer, seja como treinador, jogador ou dirigente. Michel Rodrigues está agora a dar os primeiros passos. Aos 25 anos, o jovem técnico com descendência lusa procura cimentar as primeiras conquistas no Luxemburgo e é a partir de lá que conta a sua história. 

"Eu nasci no meio do futebol... Toda a minha família está ligada ao futebol, principalmente o meu tio, que me levava sempre aos jogos desde pequeno. Aos 20 anos decidi ser treinador após uma lesão no joelho. Tudo começou com análises a treinos e jogos. Passava a maioria do tempo em campos de e pensei para mim próprio : 'Porque não me lançar neste mundo de treinadores? Foi aí que comecei a treinar uma equipa de infantis aqui no Luxemburgo e a tirar os meus níveis de treinador", começou por contar o técnico, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto.

"Vivi em Portugal e há dois anos fui para o melhor clube de formação no Luxemburgo, que é o FC Etzella Ettelbruck. Trata-se de um clube do norte do país. Deram me a oportunidade de treinar o escalão sub-15, onde fiz um grande trabalho com jogadores extraordinários e que fizeram uma grande evolução. Vencemos a taça do Luxemburgo e a partir daí o clube acreditou ainda mais em mim. Deram-me o cargo nos sub-19 e quis provar que tinha competência para assumir essa função, apesar da idade. A exigência é outra e a própria dedicação também nos obriga a dar mais de nós. Foi assim que fui crescendo como treinador", explicou ainda.

Filho de mãe portuguesa, Michel Rodrigues já nasceu no Luxemburgo, mas, garante, é o sangue luso que lhe corre nas veias. "Adoro o país, mas as oportunidades trouxeram-me até aqui. O nível do futebol luxemburguês tem vindo a crescer, como podemos ver este ano, com o Dudelange, uma equipa que tem um orçamento de quatro milhões por época, que qualificou se para a fase de grupos da Liga Europa. A seleção nacional tem feitos grandes resultados a nível de formação e até na equipa sénior. É um país a seguir com atenção nos próximos anos", frisou, confessando o desejo de um dia trabalhar no nosso país: "Estou preparado para estar num país estrangeiro, visto que domino vários línguas, mas tenho objetivos pessoais para ao meu futuro como treinador e isso inclui Portugal".

Notícias ao MinutoDepois do sucesso com os sub-15, Michel Rodrigues pretende repetir os feitos com os sub-19 do FC Etzella Ettelbruck. © D.R. Notícias ao Minuto

Admiração por Jesus começou na 'pele' de... apanha bolas.

Antes de envergar por este caminho, Michel Rodrigues já estava ligado ao mundo do futebol, acompanhando vários jogadores. Essa experiência permitiu-lhe "aprender um pouco mais a partir de outra perspetiva" e "conhecer algumas referências" como... Jorge Jesus.

"Já o sigo desde da passagem pelo Belenenses. Nessa altura, eu jogava nos juvenis e era muitas vezes selecionado para apanha bolas nos jogos em casa. Era um sonho estar ao lado dele. É um grande exemplo, não só pela a carreira de treinador pela qual tanto lutou, como pela a liderança e confiança em si próprio. Também sido o Jürgen Klopp e Diego Simeone, dois treinadores muito emocionais e que vivem o jogo como ninguém", confessou, antes de deixar elogios a Renato Paiva, técnico da equipa de sub-19 do Benfica. "Também é uma referência. Mete as equipas a jogar bom futebol e dá gosto ligar a televisão e ver o estilo de jogo", vincou.

Notícias ao MinutoO jovem treinador conhece Jorge Jesus há vários anos e tem no atual técnico do Al Hilal a principal inspiração.© D.R. Notícias ao Minuto

Ambicioso de pés assentes no chão

Ainda a dar os primeiros passos, Michel tem a certeza que é este caminho que quer seguir. A ambição leva-o a sonhar com altos voos e é para os alcançar que, assegura, vai lutar. Contudo, o jovem não tem pressa. "É uma viagem longa! Tenho essa meta, a de um dia pisar grandes palcos, e vou trabalhar com o máximo empenho para o conseguir. Todos nós conhecemos a famosa frase: 'Nothing is impossible' [Nada é impossível]. 

Notícias ao MinutoTrajeto do luso-luxemburguês começou com a conquista da taça daquele país pelos sub-15. Espera que tenha sido o primeiro de muitos...© D.R. Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório