Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Estado arrecadou mais 1,7 mil milhões em impostos até setembro

O Estado arrecadou 32,8 mil milhões de euros em impostos entre janeiro e setembro, mais 1,7 mil milhões do que em igual período do ano passado, revela a síntese de execução orçamental divulgada hoje pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Estado arrecadou mais 1,7 mil milhões em impostos até setembro
Notícias ao Minuto

19:28 - 25/10/18 por Lusa

Economia DGO

O aumento de 5,4% da receita fiscal até setembro, mais do dobro do crescimento da despesa (de 2,2%), explica o excedente orçamental em contas públicas de 1,3 mil milhões de euros registado nos primeiros nove meses do ano.

Segundo detalha a DGO, a receita fiscal registou um aumento de 1.675,4 milhões de euros, totalizando 32.777 milhões de euros em impostos até setembro.

O crescimento da receita fiscal face ao período homólogo é explicado maioritariamente pelo aumento da receita proveniente de impostos diretos, cuja receita subiu 6,8%, e do IVA.

Nos impostos diretos, registou-se um aumento de 11,7% na receita de IRC, mais 512,3 milhões de euros do que no período homólogo para um total de 4,9 mil milhões de euros arrecadados.

Já no IRS verificou-se um aumento da receita em perto de 400 milhões (mais 4,5%), para 9,2 mil milhões de euros.

Por sua vez, os impostos indiretos aumentaram em 4,3% até setembro face ao período homólogo, uma subida explicada maioritariamente pelo IVA que cresceu 5,1% (mais 594,2 milhões de euros).

Destaca-se ainda o Imposto do Selo, com mais 77 milhões de euros arrecadados, um crescimento de 7,3% face a igual período do ano passado.

O Imposto sobre o Tabaco foi o único a registar uma descida até setembro, de 3,4%, tendo sido cobrados 1,1 mil milhões de euros.

Quanto aos reembolsos fiscais, até setembro houve um aumento homólogo de 194,9 milhões de euros (2,5%) para perto de oito mil milhões de euros devido sobretudo à evolução dos reembolsos do IVA, que cresceram 143,5 milhões de euros, totalizando 4,5 mil milhões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório