Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

BCE mantém taxas de juro no nível mais baixo até "verão de 2019"

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que mantém as taxas de juro no nível mais baixo de sempre, pelo menos até ao verão.

BCE mantém taxas de juro no nível mais baixo até "verão de 2019"
Notícias ao Minuto

13:14 - 25/10/18 por Lusa

Economia Frankfurt

A taxa de juro principal de refinanciamento manteve-se em zero enquanto os bancos vão continuar a pagar ao BCE uma taxa de juro negativa de 0,40% pelos depósitos excedentários.

O BCE pretende manter as taxas de juro principais no mesmo nível "pelo menos até o verão de 2019", um prazo definido antes do verão e que deve ser gradualmente especificado no próximo ano.

No final da reunião do conselho de governadores, o BCE também confirmou que o seu vasto programa de compras de ativos termina no final do ano, salvo se ocorrer uma deterioração importante da economia até lá.

Como anunciado em junho, as compras líquidas de dívida pública e privada, lançadas em 2015 para sustentar a economia vão prolongar-se ao ritmo de 15 mil milhões de euros por mês até ao final de dezembro, confirmou o BCE.

No entanto, isto exigirá que os próximos dados económicos "confirmem as perspetivas de inflação de médio prazo" do BCE, adiantou a instituição.

A instituição monetária permanecerá ativa no mercado após o final de 2018 porque renovará os títulos com vencimento "por um período prolongado após o fim das compras líquidas de ativos", confirmou o BCE.

O "stock" de títulos do Estado e privados, que se aproximará de 2.600 mil milhões de euros no final de dezembro, será mantido para evitar um endurecimento demasiado precoce das condições financeiras.

Os mercados esperam agora os detalhes práticos do presidente do BCE, Mario Draghi, sobre estes reinvestimentos que devem ser feitos de acordo com o peso de cada país membro no capital do BCE - uma ponderação provavelmente modificada ligeiramente a partir de 2019.

Entretanto, a incógnita mantém-se em relação à primeira subida das taxas de juro desde 2011, enquanto o calendário divide os membros do conselho de governadores.

As decisões foram anunciadas no final da reunião do conselho de governadores do BCE sobre política monetária, que decorreu hoje em Frankfurt.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório