Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Se a sua cama parece vencer-lhe todas as manhãs, pode sofrer de dysania

Decore esta palavra e saiba explicá-la para se justificar da próxima vez que chegar atrasado a algum compromisso por culpa do sono.

Se a sua cama parece vencer-lhe todas as manhãs, pode sofrer de dysania
Notícias ao Minuto

21:15 - 23/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sono

A incapacidade de sair da cama quando acorda tem um nome: chama-se dysania e separa aqueles que se levantam ao primeiro despertador dos que precisam de sete despertadores, uma grua e muita força de vontade.

Este conceito não serve a todos os casos. de facto quem tenha dificuldade em se levantar de manhã apenas porque é preguiçoso ou ficou até de madrugada agarrado à Netflix. Mas a par destes comuns casos, há quem realmente sofra com a referida condição.

Embora o termo não esteja oficialmente reconhecido, alguns especialistas de saúde admitem que esta é uma condição real, a que também se dá o nome de clinomania. A dificuldade em se levantar e constante desejo de voltar para a cama, que caraterizam quem sofre deste ‘mal’, são sintomas que se relacionam com certos problemas mentais, nomeadamente aqueles que se relacionam com depressão e ansiedade. Pode também ser associado aos casos de quem sofre do síndrome de fadiga crónica, aponta o LadBible.

Mas então, como identificar o problema?

Certos estudos sobre o tema, citados no site Psych2go , há um simples teste com o qual pode confirmar se é dos que se insere entre o grupo da dysania: foque-se nas palavras em que normalmente associa o momento em que acorda de manhã. Se se basear em ‘cansaço’, ‘frustação’ ou outros adjetivos, é possível que seja apenas uma pessoa preguiçosa, se pelo contrário pensar em palavras que induzam a stress, ansiedade e comportamentos semelhantes, vale a pena ser visto por um médico.

Em todo o caso, força de vontade é essencial para que esta condição não comprometa o seu dia a dia e as suas obrigações. Exercício físico regular, bom ambiente de sono, garantir que dorme as horas suficientes e que evita cafeína e açúcares perto da hora de dormir são princípios a seguir (quer sofra de dysania ou não, o sono é essencial a todos).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório