Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de 500 toneladas de medicamentos apreendidas em megaoperação

Mais de 500 toneladas de medicamentos foram apreendidas numa megaoperação envolvendo autoridades policiais, alfandegárias e de saúde de 116 países, incluindo Portugal, e que resultaram em 859 detenções, revelou hoje a Interpol.

Mais de 500 toneladas de medicamentos apreendidas em megaoperação
Notícias ao Minuto

14:15 - 23/10/18 por Lusa

Mundo Interpol

Em comunicado, a Interpol, refere que, entre os fármacos apreendidos, estão falsos medicamentos contra o cancro e analgésicos contrafeitos, bem como seringas sem qualidade.

No âmbito da Operação Pangea XI, o material apreendido está avaliado em 14 milhões de dólares (12,1 milhões de euros).

Em Portugal foram controladas 3.881 encomendas, das quais 130 foram apreendidas durante a semana em que decorreu operação (entre 09 e 16 de outubro), que contou com a participação da Autoridade Tributária e Aduaneira e do Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde).

Segundo um comunicado do Infarmed, a apreensão de encomendas impediu a entrada em Portugal de 8.886 unidades de medicamentos ilegais, com um valor superior a 23 mil euros.

A investigação, segundo a Interpol, focou-se em serviços de entrega que eram usados por redes criminosas organizadas, que, por sua vez, operavam através da Internet, em redes sociais e 'sites' de compras 'online'.

Quase um milhão de embalagens foram inspecionadas na semana da operação, de uma vasta gama de fármacos: anti-inflamatórios, analgésicos, hipnóticos e sedativos, comprimidos para a disfunção erétil, esteroides anabolizantes, comprimidos para emagrecimento, Parkinson e diabetes e até para o tratamento de VIH/Sida.

Foram ainda verificados mais de 110 mil dispositivos médicos, como seringas, lentes de contacto, aparelhos auditivos e instrumentos cirúrgicos.

A operação internacional PANGEA XI decorreu entre 09 e 16 de outubro e além das 838 investigações, foram monitorizados 16.218 'links' na internet, tendo sido desligados 3.671.

Destes, 2.688 eram 'websites' e 983 eram de páginas em redes sociais com promoção de produtos farmacêuticos ilícitos.

Uma operação idêntica foi realizada em setembro de 2017 (Pangea X) e culminou com a detenção de cerca de 400 pessoas e 25 milhões de unidades de medicamentos falsos, potencialmente letais, apreendidos.

Nesta operação, segundo as autoridades, foi impedida a entrada em Portugal de 6.686 unidades de medicamentos ilegais no valor de 11.337 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório