Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Restos mortais de jornalista saudita terão sido encontrados

Informação está a ser avançada pela Sky News.

Restos mortais de jornalista saudita terão sido encontrados
Notícias ao Minuto

13:47 - 23/10/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Turquia

Os restos mortais do jornalista saudita Jamal Khashoggi já terão sido encontrados.

A informação está a ser avançada pela Sky News, que cita fontes turcas que confirmam que o corpo terá sido "cortado" e que o rosto do jornalista terá sido "desfigurado".

Uma fonte em particular, citada pela cadeia britânica, sugere que os restos mortais estariam no jardim do cônsul saudita em Istambul.

Recorde-se que Jamal Khashoggi, de 59 anos, era correspondente do Washington Post e crítico do regime saudita. Foi filmado a entrar no passado dia 2 de outubro no consulado saudita em Istambul enquanto a noiva, uma cidadã turca, ficou à sua espera no exterior. O jornalista, porém, nunca mais foi visto desde então.

Esta terça-feira, o presidente turco declarou perante deputados do país que oficiais sauditas planearam, com dias de antecedência, a morte do jornalista, o que contraria a versão do regime saudita, que numa primeira fase defendeu que o jornalista teria saído do consulado pelo próprio pé e que, mais recentemente e já perante críticas da comunidade internacional, admitia a morte do jornalista mas como resultado de "um erro" resultante de uma luta durante um interrogatório.

As autoridades turcas acreditam que uma equipa de elementos sauditas planeou e levou a cabo o interrogatório, tortura e morte de Jamal Khashoggi.

Erdogan declarou igualmente esta terça-feira que a Turquia não se considera satisfeita com as respostas dadas por Riade até ao momento e que esperam que tanto executantes como mandantes do crime sejam levados à justiça.

[Notícia atualizada às 14h00]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório