Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

A história de '3 Mulheres' corajosas no Estado Novo chega à televisão

Série vai estrear esta semana na estação pública de televisão.

Notícias ao Minuto

21:21 - 22/10/18 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura História

Chama-se ‘3 Mulheres’ e vai focar-se na vida e nos percursos de três mulheres que se fizeram notar durante o Estado Novo através da sua intervenção cultural e cívica.

A série vai contar a história da escritora Natália Correia, da editora Snu Abecassis e da jornalista Vera Lagoa (cujo verdadeiro nome era Maria Armanda Falcão) durante os últimos anos do Estado Novo, em concreto o período temporal entre 1961 e 1973.

O primeiro episódio remonta a 1961, quando é publicado o ‘Cântico do País Emerso’ de Natália Correia que é apresentado no primeiro bairro de lata lisboeta, o Bairro da Alegria.

Também neste ano a jovem nórdica Ebba Merete Seidenfaden, de alcunha Snu, visita o país do marido, Vasco Abecassis, na altura em que eclode a Guerra Colonial.

Ao mesmo tempo, o jornalista e professor José Manuel Tengarrinha é preso e a mulher, Maria Armanda Falcão, assiste impotente à devassa da sua casa por parte de inspetores da PIDE.

‘3 Mulheres’ vai ser transmitida todas as semanas, à quarta-feira, na RTP 1, com a estreia agendada para esta semana, dia 26.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório