Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Festival de Teatro da Covilhã com muita atenção a público infantojuvenil

A Covilhã recebe, nos dias 03 a 10 de novembro, mais uma edição do Festival de Teatro, cuja programação conta com 11 apresentações, oito das quais destinadas ao público infantojuvenil.

Festival de Teatro da Covilhã com muita atenção a público infantojuvenil
Notícias ao Minuto

14:13 - 22/10/18 por Lusa

Cultura Castelo Branco

Textos de autores como Mark Twain, Alves Redol, Jean-Luc Lagarce e Eduardo De Filippo, grupos como o Teatro do Noroeste, a Companhia de Teatro de Braga, as Marionetas de Mandrágora e os espanhóis Tranvía, Oriolo e Fundición Producciones, além do anfitrião, o Teatro das Beiras, cruzam-se na programação do Festival Teatro da Covilhã.

"Há uma contínua preocupação do Teatro das Beiras na formação de públicos e, portanto, a aposta no infantojuvenil será um tipo de programação que nós não deixaremos de fazer, enquanto for possível trabalhar com as escolhas do ensino básico", disse Fernando Sena, diretor desta companhia de teatro profissional que tem sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, e que organiza o festival há mais de 30 anos.

Segundo Fernando Sena, a resposta das escolas tem sido "bastante positiva", pelo que são esperadas cerca de 700 crianças nos espetáculos dirigidos à infância e juventude.

No que concerne à escolha dos espetáculos, este responsável lembra que o leque de possibilidades é bastante alargado, mas que a opção tem em conta questões como, por exemplo, o facto de as propostas se enquadrarem no Plano Nacional de Leitura ou de transmitir ensinamentos importantes.

Lembrando que este festival faz parte da programação que o Teatro das Beiras apresenta todos os anos - "num ato de resistência para que a Covilhã possa continuar a ter teatro de qualidade" -, Fernando Sena também especificou que o programa integra ainda a apresentação de três peças para o público adulto, assim como um espetáculo de música.

A abertura está marcada para o dia 03, às 21:30, com a apresentação da peça "Diário de Adão e Eva", um texto de Mark Twain, com dramaturgia e encenação de Abel Neves, apresentado pela Companhia de Teatro de Braga.

No dia 05, às 11:00 e às 14:30, sobe ao palco a peça "O Autómato", do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, que estará neste festival pela segunda vez.

A peça é um espetáculo para a infância, sobre original de Fernando de Paços, com encenação de Graeme Pulleyn e música de Chico Pires, que é apresentado na Covilhã, depois da estreia em Viana do Castelo, no próximo dia 27.

Dia 06, às 11:00 e às 14:30, será a vez de o Teatro das Beiras apresentar a peça "Um Mundo Mágico", a partir do texto "A Vida Mágica da Sementinha", de Alves Redol.

"El primer Concierto", pelos espanhóis Oriolo e Fundición Producciones, um espetáculo cómico musical concebido para a infância, por Oriol Boixader, vai subir ao palco no dia 07, às 11:00 e às 14:30.

Para o dia 08, às 11 e às 14:30, está agendada a peça "Casa dos Ventos", uma abordagem do património cultural, concebida pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, que participa pela primeira vez neste festival.

No dia 09, às 21:30, Tranvía Teatro, companhia de Saragoça, apresenta a peça "Reglas, Usos y Costumbres en la Sociedad Moderna", uma crítica feroz e bum humorada à hipocrisia social, a partir do texto do dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce (que inspirou longa-metragem de Xavier Dolan "É apenas o fim do mundo"), conforme a apresentação da obra.

"Do princípio ao fim", peça que constitui a 100.ª produção do Teatro das Beiras, sobre Eduardo De Filippo (dramaturgo italiano determinante na edificação da dramaturgia europeia do século XX, como destaca a companhia), sobe ao palco dia 10, às 21:30.

O encerramento está marcado para as 23:00 com a atuação do grupo de música Anonima Nuvolari, dedicado sobretudo ao repertório da canção italiana dos últimos 50 anos, de Renato Carosone a Paolo Conte.

O orçamento do festival ronda os 30 mil euros.

Os bilhetes para as peças infantis têm o valor simbólico de um euro, e o bilhete para as restantes peças custa seis euros (sujeito a desconto de 50% para sócios do Teatro das Beiras, maiores de 65 anos e jovens até aos 25 anos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório