Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Os perigos do sal. Sim, pode estar a temperar os alimentos com plástico

De acordo com um estudo científico publicado no periódico científico Environmental Science & Technology, e que examinou várias marcas de sal comercializadas no mundo inteiro – 92% continham microplásticos.

Os perigos do sal. Sim, pode estar a temperar os alimentos com plástico
Notícias ao Minuto

14:00 - 22/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Atenção

O problema da poluição relacionada com o plástico pode parecer algo distante e removido da vida do dia a dia – até que pondere que talvez esteja a polvilhá-lo nos seus cozinhados.

Uma nova pesquisa que testou 39 marcas diferentes de sal provenientes de várias partes do mundo, identificou a presença de microplásticos em 36, ou 92%.

“Estudos recentes detetaram a presença avassaladora de plástico nos peixes, natureza marinha e até na água da torneira, e agora no sal”, disse num comunicado Mikyoung Kim, uma militante para a associação Greenpeace na delegação do sudoeste asiático. “É óbvio que não há escapatória possível da crise de plástico que está a assolar o planeta, sobretudo porque o problema continua a proliferar e a prosperar nos cursos de água e nos oceanos”.

A quantidade de plástico presente no sal varia de marca para marca, segundo o estudo. Registaram-se três que não continham qualquer vestígio da substância, e algumas que apresentavam ‘apenas’ 28 pedaços de microplástico por quilograma de sal, enquanto que as piores transgressoras tinham até 13 mil partículas de microplástico por quilograma de sal.

Foi detetada uma maior concentração de plástico no sal marinho, comparativamente ao dos lagos ou sal grosso, e os níveis mais elevados foram encontrados em marcas asiáticas – a Indonésia registou a maior concentração de microplásticos.

Tendo como base os dados apurados, os investigadores estimam que em média um individuo adulto consuma dois mil pedaços de microplástico por ano, somente através do sal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório