Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Seguranças acusados de racismo por expulsarem homem negro de comboio

O homem ter-se-á recusado a mostrar o bilhete depois de ser alertado para o facto de estar a impedir a entrada e saída de passageiros. A situação aconteceu em Espanha.

Seguranças acusados de racismo por expulsarem homem negro de comboio
Notícias ao Minuto

08:58 - 21/10/18 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Renfe – entidade ferroviária espanhola - iniciou um processo com proposta de sanção à empresa Segurisa, entidade responsável pela segurança na estação de comboio de Atocha, em Espanha. Em causa está um incidente ocorrido a 11 de outubro com um passageiro negro, porém a empresa descarta a possibilidade de agressão racista.

Conforme relatado pela Renfe, um inquérito foi aberto por conduta grave devido à atitude dos vigilantes envolvidos. De acordo com os regulamentos, a empresa pode apresentar alegações à referida proposta de penalidade por isso o desfecho deste caso ainda poderá demorar, conta o El Periódico. 

O incidente ocorreu na estação de Atocha e teve início quando um cliente reclamou com um segurança pelo comportamento impróprio de outro passageiro que, por sua vez, por causa de uma bicicleta impedia a entrada e saída do comboio.

Naquele momento, de acordo com o relatório, um guarda na plataforma entrou no comboio para exigir que o passageiro permitisse o movimento normal das outras pessoas. Ao ignorar essas indicações, o segurança pediu ajuda aos seus colegas. É então que surge uma discussão que foi gravada e tem sido partilhada nas redes sociais. Os segurança pedem ao utilizador do comboio que mostre o seu bilhete e posteriormente segue-se uma discussão considerada “inadmissível” pela Renfe.

Quando este cliente se recusou a sair do comboio e ofereceu resistência, começa a assistir-se a agressões. Finalmente, na plataforma, o cliente foi imobilizado e os guardas exigiram a presença da Polícia Nacional, que o acompanhou até o exterior da estação. Um dos guardas, além disso, apresentou uma queixa, devido a ferimentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório