Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Rio critica 'orgia orçamental' do OE2019 e diz que PSD vai votar contra

O líder dos sociais-democratas classifica a proposta de orçamento como eleitoralista.

Rio critica 'orgia orçamental' do OE2019 e diz que PSD vai votar contra
Notícias ao Minuto

17:43 - 20/10/18 por Sara Gouveia

Política PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, anunciou este sábado que o partido vai votar contra a proposta de Orçamento do Estado para 2019, uma proposta que classifica como sendo uma 'orgia orçamental'.

"Em termos económicos o objetivo do país tem de ser naturalmente o crescimento. Os Orçamentos do Estado são uma peça fundamental para este objetivo. Ou correspondem normalmente a uma visão de futuro, opta-se pelo futuro e portanto configura-se o futuro de uma determinada maneira ou então tem-se uma visão a curto prazo, imediata e opta-se pelo presente. Os Orçamentos do Estado deste Governo têm sido sempre a olhar para o presente e não a olhar para o futuro e a proposta do OE2019 vai exatamente nesta linha só que um bocadinho pior e penso que isso tem justamente a ver com as eleições", criticou o líder o PSD na sede do partido, no Porto.

Rui Rio acusou ainda o Governo de António Costa de agir como a cigarra na história infantil 'A Cigarra e a Formiga'. "Se nós nos lembrarmos daquela história que nos contavam quando éramos pequeninos da cigarra e da formiga, a cigarra no verão trabalhava e depois no inverno tinha que comer e vivia bem e a cigarra no verão não trabalhava, cantava e dançava e depois no inverno tinha dificuldades, tinha frio, tinha fome e andava a pedir aos outros. Este Governo é a mesma coisa. Canta e dança no verão e depois no inverno quem vier atrás que feche a porta", atirou.

Depois de elencar algumas das medidas positivas contidas na proposta, como a oferta de manuais escolares até ao 12º ano, a redução das propinas, o passe único dos transportes e o aumento das pensões, e com as quais admitiu não ser "possível discordar", referiu que é necessário entender que "estas medidas, todas ao mesmo tempo, são uma orgia orçamental que o Governo pretende fazer em ano de eleições. São um conjunto de medidas avulsas, dispersas e sem estratégia. Medidas simpáticas, a ver se através disto captam o voto das pessoas".

Mas, garante ainda assim que, tal como se diz, "quando a esmola é grande, o povo desconfia" e que há medidas que "não são bem assim, são uma aldrabice e outras são uma trapalhada".

A proposta do Orçamento do Estado para 2019, foi entregue na segunda-feira no Parlamento, onde será discutida e votada na generalidade a 29 e 30 de Outubro. A votação final global está agendada para 29 de Novembro.

[Notícia atualizada às 18h00]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório