Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Juiz do Supremo Tribunal do Peru em fuga apanhado em Madrid

Cesar Hinostroza é suspeito de liderar uma organização criminosa que se infiltrou no sistema judiciário do Peru.

Juiz do Supremo Tribunal do Peru em fuga apanhado em Madrid
Notícias ao Minuto

23:53 - 19/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Cesar Hinostroza, o juiz do Supremo Tribunal do Peru que se encontrava em fuga, foi detido na capital espanhola, Madrid.

Hinostroza é suspeito de ligações a uma rede criminosa que atuava no seio do sistema judicial do Peru.

Martin Vizcarra, o presidente do Peru, confirmou que o juiz se encontra sob custódia das autoridades espanholas, com quem as autoridades peruanas já estão em contacto, com vista à extradição.

Martin Vizcarra assumiu o poder há sete meses e teve neste caso um dos embaraços do seu governo. Hinostroza, que já estava a ser investigado, estava impedido de sair do país. No entanto, conseguiu chegar até Espanha passando, sem dificuldades, pelos procedimentos fronteiriços habituais.

Em Espanha ficou detido dado o risco de tentativa de fuga.

O juiz nega os crimes. Em comunicado seu e da sua defesa, o juiz argumenta que estava em Espanha para ver a filha, que vive no país. "É por isso óbvio que não está em Espanha por coincidência, apenas para ver a filha: ele deliberadamente evitou a lei do Peru ao sair do país e recusar-se a votar".

A agência Reuters adianta que houve protestos junto ao tribunal, envolvendo elementos da comunidade peruana no país, com cartazes a acusar o juiz de "corrupção"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório