Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Reconheça os cinco principais sintomas de um ataque de coração

Segundo o cardiologista norte-americano Kenneth Rosenfield, do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, um ataque cardíaco ‘à la Hollywood’ - quando uma pessoa cai subitamente devido a fortes dores no peito – é uma exceção, e não a regra.

Reconheça os cinco principais sintomas de um ataque de coração
Notícias ao Minuto

22:30 - 19/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Temos que realizar um trabalho melhor para que as pessoas aprendam a reconhecer os sintomas ligados a um ataque cardíaco”, refere o médico, em declarações à revista TIME.

Os sinais para reconhecer um ataque do coração variam de pessoa para pessoa, mas alguns sintomas, identificados pela Associação Norte-Americana do Coração, não podem passar despercebidos. Reconhecê-los pode evitar que os danos sejam maiores e potencialmente fatais.

A saber:

1 - Desconforto na região do peito

Trata-se do sinal mais comum, segundo a Associação Norte-Americana do Coração. A dor não é necessariamente esmagadora e pode ser confundida com indigestão. Não espere que a dor aumente para procurar um médico.

2 - Dores na parte superior do corpo

Algumas indivíduos sentem uma pressão invulgar atrás dos ouvidos, juntamente com uma pressão na nuca. Rosenfield diz que dores fortes em diferentes partes do corpo simultaneamente podem indicar que a pessoa está a sofrer um ataque do coração.

“Digo aos meus pacientes para estarem atentos a qualquer sintoma diferente ou incomum, como sensação de peso, pressão, compressões, dores no peito, atrás do pescoço, nos ombros ou nos braços, nos cotovelos, no queixo, na garganta e até mesmo nos lóbulos das orelhas”, explica o médico.

3 - Problemas gastrointestinais

Dores no estômago e a sensação de náusea podem ser um indicativo de enfarte. Pacientes com histórico de hipertensão arterial e problemas vasculares devem ter maior atenção.

4 - Sintomas de gripe

O médico Robert Superko, autor do livro ‘Antes do Ataque do Coração’, diz que sentir uma forte fadiga, uma sensação de exaustão por muitos dias e problemas gastrointestinais, e uma sensação geral de mal estar podem ser sintomas de um ataque do coração ou de problemas cardíacos. Não os ignore.

“Muitos indivíduos descrevem o ataque do coração como se fosse um resfriado”, diz Superko.

5 - Falta de ar

Sentir falta de ar pode ser um sintoma de enfarte mesmo que a pessoa não esteja com dores no peito ou sinta qualquer outro desconforto físico. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório