Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

'Insónia' no teatro Armando Cortez a 2 de novembro

Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos, que vive com 'a corda no pescoço', é a personagem da peça "Insónia", que a 2 de novembro, se estreia no teatro Armando Cortez, em Lisboa.

'Insónia' no teatro Armando Cortez a 2 de novembro
Notícias ao Minuto

15:11 - 19/10/18 por Lusa

Cultura Lisboa

Fernando Mendes é o protagonista do espetáculo cuja ação se centra num português de classe média, afogado em dívidas e em créditos, e que, com o desmoronamento da relação conjugal, se encontra à beira do divórcio.

Sónia, a mulher, esgotou a paciência para um marido cada vez mais falhado e sem rumo, e que não tem mais objetivos de vida que não sejam comer, beber e dormir, segundo a descrição da peça.

Marido e pai ausente, não por falta de amor, mas de energia, Custódio sente-se cada vez mais exausto, pesado e sem paciência já que, tendo começado a trabalhar aos dezassete anos, como padeiro, nunca conseguiu singrar na vida como desejava.

Com o avolumar dos problemas, há uma noite em que Custódio não consegue dormir e, durante a insónia, acaba por questionar toda a sua vida e a tentar encontrar soluções para os problemas que o atormentam.

Assistimos, então, a uma hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária para que volte a conseguir dormir.

Pelo meio desta 'Insónia' passam programas de televisão que Custódio vai vendo, para "ver se chama o sono", nos quais Fernando Mendes protagoniza momentos muito improváveis com alguns dos seus amigos e colegas de toda a vida.

Escrita e encenada por Roberto Pereira, em 2019 a peça estará em digressão, com espetáculos marcados para Solrir - Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira, a 1 de janeiro, a 2 de fevereiro no Cineteatro de Estarreja, a 9 de fevereiro no Altice Forum Braga, a 15 e 16 de fevereiro no Théâtre Haut-de-Seine, em Puteaux, na região de Paris, e a 1 e 2 de março, no auditório Mário Rodrigues Pereira, no Lavra, em Matosinhos, Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório