Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

PDT quer pedir anulação das eleições presidenciais brasileiras

Em causa a denúncia de que empresários estão a comprar pacotes com notícias falsas com o intuito de prejudicar o Partido dos Trabalhadores (PT).

PDT quer pedir anulação das eleições presidenciais brasileiras
Notícias ao Minuto

19:43 - 18/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Ciro Gomes, terceiro classificado na primeira volta das presidenciais brasileiras, prepara-se para avançar com um pedido de cancelamento das eleições, na sequência das denúncias de que empresários compraram mensagens falsas para serem difundidas no WhatsApp com o intuito de prejudicar Fernando Haddad e favorecer Jair Bolsonaro.

De acordo com a Globo, na sequência da reportagem da Folha de São Paulo, que denunciou o esquema dos empresários, a equipa jurídica do PDT está a ultimar a estratégia para avançar com o pedido de cancelamento ou anulação das eleições.

Estamos a preparar uma ação. Ainda não está pronta, o jurídico está a examinar o termo exato", revelou Carlos Lupi, presidente do PDT, à Reuters.

Esta quinta-feira, a Folha de São Paulo revelou que empresas que apoiam o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro estão a comprar pacotes de mensagens com notícias falsas com o objetivo de as difundir no WhatsApp, isto a pouco menos de uma semana da segunda volta das presidenciais.

De acordo com o mesmo jornal, estes contratos chegam a cerca de 12 milhões de reais (cerca de três milhões de euros) e, cada um, proporciona centenas de milhões de mensagens com notícias falsas.

Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), já denunciou o crime e prometeu levar o caso à justiça. Já Jair Bolsonaro desvalorizou a notícia da Folha.

A segunda volta das presidenciais está marcada para 28 de outubro. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório