Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Três dias com filmes a 2,5 euros. "Uma iniciativa fundamental e única"

De 22 a 24 de outubro, todos os filmes (de todas as salas de cinema) estão a 2,5 euros o bilhete. A Festa do Cinema regressa assim para a sua quarta edição, depois de um recorde de 217 mil espetadores no ano passado.

Três dias com filmes a 2,5 euros. "Uma iniciativa fundamental e única"
Notícias ao Minuto

17:02 - 18/10/18 por Anabela de Sousa Dantas

Cultura Cinema

A Festa do Cinema vai regressar no início da próxima semana, de 22 a 24 de outubro, possibilitando idas ao cinema a 2,5 euros nas salas de cinema de todo o território nacional. Não há salas excluídas, não há filmes excluídos, e este ano há ainda mais estreias.

Depois de um recorde de 217 mil espetadores em 2017, a organização propõe-se chegar a um novo patamar, alterando a iniciativa de maio para outubro, por forma a alcançar maior diversidade de títulos e, claro, as apetecíveis estreias pré-Óscares.

A iniciativa, sublinhe-se, abrange todas as salas de cinema, desde os grandes grupos de exibição a cineteatros e cineclubes, e todas as sessões disponíveis nas mesmas (estão de fora apenas os grandes formatos, como o IMAX ou 3D, e as sessões VIP).

O Notícias ao Minuto falou com Nuno Sousa, porta-voz da organização da Festa do Cinema 2018, que reforçou a importância deste evento para o cinema: “A Festa do Cinema é uma iniciativa fundamental e única. Desde logo acontece com um princípio que, por vezes, de difícil de conseguir: a união de todos os agentes de mercado, que aceitam fazer uma ação conjunta de promoção do cinema”.

Nuno Sousa indica que o evento é “uma grande campanha nacional de promoção do ato de assistir a um filme numa sala de cinema” e, portanto, fundamental.

A Festa do Cinema pretende atingir “os espetadores habituais, que conseguem mais motivos para estar nas salas de cinema”, mas também “o espetador não habitual”. “É importante porque sabemos que os hábitos de ida ao cinema não são regulares”, indicou Nuno Sousa, sublinhando a importância do setor se unir para este efeito.

Recorde-se que a Festa do Cinema acontece graças à Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC) com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e dos distribuidores de conteúdos audiovisuais.

Nuno Sousa indica que o evento é para continuar, com pelo menos uma edição anual. “Temos tido uma evolução em crescimento e este ano desafia-mo-nos novamente”, acrescentou, esperando que este ano as visitas às salas de cinema durante os três dias ultrapassem as do ano passado.

Pode consultar a lista de cinemas aqui e a lista de filmes aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório