Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Jovem autista que fugiu de casa baleado por polícia em Chicago

Jovem autista foi baleado no braço e no peito, mas sobreviveu. Vagueava pelas ruas depois de ter fugido de casa.

Jovem autista que fugiu de casa baleado por polícia em Chicago
Notícias ao Minuto

22:51 - 17/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Uma associação de direitos civis revelou na terça-feira um vídeo do momento em que um agente da polícia de Chicago que estava fora de serviço dispara sobre um jovem autista desarmado, num incidente que inicialmente foi descrito como um confronto armado.

De acordo com o processo interposto pela American Civil Liberties Union (ACLU), Ricardo Hayes, de 18 anos de idade, tinha fugido de casa por volta das 5h da manhã, no dia 13 de agosto de 2017, e estava a vaguear pelo South Side de Chicago. O responsável pelo jovem ligou para as autoridades e avisou da sua condição de saúde.

No vídeo, que pode ver abaixo, pode ver-se Hayes a correr no passeio e a parar. Khalil Muhammad, o agente de autoridade, para o veículo onde circula, sai e dispara sobre Hayes, que entretanto continuava a caminhar.

O jovem, que foi baleado no braço e no peito, continuou a correr mesmo depois de ferido. Entretanto recuperou dos seus ferimentos.

“Na qualidade de adolescente de raça negra com limitações, o Ricky (Ricardo) corria um grande risco de sofrer violência policial. Felizmente, sobreviveu, mas ele nunca deveria ter sido baleado”, indicou Karen Sheley da ACLU, citada pelo Guardian.

Um porta-voz da polícia de Chicago indicou, também na terça-feira, que o agente em questão está em licença administrativa até ser finalizada uma investigação interna ao caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório