Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

PS vai andar de Norte a Sul para explicar Orçamento do Estado

Sessões de esclarecimento vão contar com a presença de membros do Governo.

PS vai andar de Norte a Sul para explicar Orçamento do Estado
Notícias ao Minuto

19:55 - 17/10/18 por Melissa Lopes

Política Governo

O Partido Socialista vai promover sessões de esclarecimento sobre o Orçamento do Estado para 2019 por todo o país, durante o próximo fim de semana.

As sessões de esclarecimento, 17 no total, irão contar com a presença de membros do Governo.

António Costa, primeiro-ministro, vai 'jogar em casa', marcando presença na sessão de esclarecimento agendada para a capital  na próxima segunda-feira, dia 22.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, andará por Almada já esta sexta-feira, a explicar o Orçamento que o próprio considerou como “um marco histórico para Portugal”.

Em Macedo de Cavaleiros (Bragança), caberá ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, explicar o OE 2019, também na sexta-feira. 

A Sul rumará o ministro Manuel Heitor. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai 'encabeçar' a sessão que decorrerá em Faro, no sábado.

O Orçamento do Estado para 2019 foi apresentado esta terça-feira ao país e será discutido e votado, na generalidade, nos próximos dias 29 e 30. A votação final global está marcada para um mês depois, dia 30 de novembro. 

O Orçamento do Estado contempla, por exemplo, uma subida das pensões, a redução do valor da propina máxima de licenciaturas e mestrados, a gratuitidade dos manuais escolares até ao 12 º ano. Se para o Governo se trata de um Orçamento "histórico para Portugal", para os partidos da oposição, PSD e CDS, trata-se, isso sim, de uma proposta orçamental "eleitoralista". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório