Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro demite-se após desentendimento sobre acordo com Macedónia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Nikos Kotzias, demitiu-se hoje depois de um desentendimento no seio da coligação dirigida por Alexis Tsipras, sobre um acordo que visa mudar o nome da Macedónia, anunciou o gabinete do primeiro-ministro.

Ministro demite-se após desentendimento sobre acordo com Macedónia
Notícias ao Minuto

15:35 - 17/10/18 por Lusa

Mundo Grécia

"O primeiro-ministro Alexis Tsipras aceitou a demissão do chefe da diplomacia", e vai assumir ele próprio a tutela para garantir que se cumpre o acordo" assinado em junho com o seu homologo da Macedónia, Zoran Zaev, refere um comunicado do governo grego.

A demissão surge depois de um desentendimento, durante o Conselho de Ministros da passada terça-feira, com o ministro da defesa, Panos Kammenos, líder dos Gregos Independentes.

Kammenos sempre se opôs ao acordo feito com a Macedónia, país que tem o mesmo nome que uma província grega.

Após décadas de conflito com a Grécia, a antiga república jugoslava votou em referendo a mudança do nome do país para "República da Macedónia do Norte", num processo que terá ainda de ser aprovado no parlamento.

A comunidade internacional tem mostrado um interesse especial no sucesso do acordo entre a Grécia e a Macedónia para que este país possa aceder à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório