Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Anorexia sexual: A anomalia que se equipara a um transtorno alimentar

Vários são os casos de problemas ou doenças relacionados com o sexo. Há quem seja viciado na prática de relações sexuais (um vício que já é considerado doença mental pela Organização Mundial de Saúde), outros sentem o oposto: aversão ao sexo.

Anorexia sexual: A anomalia que se equipara a um transtorno alimentar
Notícias ao Minuto

14:45 - 17/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Problemas

Agora, especialistas apontam mais um caso e embora veja no seguimento do último referido, não pode ser visto como aversão, mas sim um afastamento tal, através do qual o indivíduo se limita ao máximo desta prática – um comportamento que especialistas equiparam aos casos de anorexia em que o doente evita a todo o custo qualquer alimento.

Embora estes casos não sejam ainda reconhecidos na comunidade médica, nomeadamente no Manual de Diagnósticos e Estatísticas de Distúrbios Mentais, vários especialistas admitem já se ter deparado com pacientes cujo diagnóstico vai ao encontro desta ideia, a de “evitar ao máximo o dar e receber ‘nutrição’ social, sexual ou emocional”, lê-se no El País.

Tal como acontece na anorexia nervosa (falando no caso do distúrbio alimentar) por detrás deste comportamento podem estar variados problemas, muitas vezes associado a stress ou falta de autoestima, mas também falta de educação sexual ou episódios passados de abuso sexual.

Embora cada caso seja muito específico, e obrigue a que o psicológico que acompanha o caso conheça toda a situação que originou o problema, comum a todos é a necessidade de se fazer ver a prática sexual como algo que leve ao prazer e não uma realidade a que se associa apenas aspetos negativos.

O modelo de referência que temos é a pornografia”, aponta Emma Ribas, psicóloga especializada em terapia de casal, que vê o caso como negativo já que nestes conteúdos a mulher é normalmente tratada como objeto, uma ideia que é a única relacionada ao sexo aquando da falta de educação nesta área.

Apontado o problema, os especialistas apontam também a necessidade extrema de se distinguir estes casos de anorexia sexual dos de desinteresse sexual, que são de certa forma menos graves e podem ser passageiros, sendo apenas reflexo de uma relação que está com problemas ou mesmo a terminar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório